Afonso Pena – Biografia, Governo e Suas Características


Afonso Pena foi o 6° presidente da história do Brasil, no período de transição entre o fim do Brasil Império e o inicio do Brasil Republica. Com uma extensa carreira política, foi responsável pela criação dentre outros órgãos do Serviço de Proteção ao Índio . Foi o primeiro governador de Minas Gerais eleito por voto direto.

Como presidente da republica foi responsável pelo inicio da modernização e expansão de ferrovias e incentivos a imigração. Não terminou seu mandato de presidente, falecendo  em 1909.

Infância e juventude

Nascido em 30 de novembro de 1847, na cidade mineira de Santa Barbara do Mato Dentro. Afonso Pena é filho de Domingos José Teixeira Pena um comerciante português e Ana Moreira dos Santos Pena.Com dez anos foi matriculado no Colégio do Caraça um dos mais importantes e renomados de Minas Gerais na época.

Posteriormente embarcou para São Paulo onde estudou na Faculdade de Direito no Largo São Francisco em 1870, foi colega de Rodrigues Alves, Castro Alves e Rui Barbosa. Um ano após se tornou doutor e mudou-se para Barbacena, onde casou com Maria Guilhermina Oliveira com teve doze filhos.


Inicio de carreira

No ano de 1874 foi eleito deputado estadual pelo PL (Partido Liberal). Em 1878 foi eleito deputado pela corte. ¼Ainda no período imperial foi nomeado ministro de diversas pastas: Guerra (1882), Comercio e Obras Públicas (entre 1883 e 1884) e Justiça (1885).

Governo de Afonso Pena

Governador e vice-presidente

Após o fim do império e início da república foi governador de Minas Gerais de 1892 a 1894. Foi o primeiro governador eleito pelo voto direto em terras mineiras. Foi sob o seu mandato que houve a mudança da sede do governo de Minas Gerais, saindo de Ouro Preto para Curral d’El Rei (atual Belo Horizonte). Além disso, foi eleito senador pelo estado mineiro.

Em novembro de 1902, Rodrigues Alves foi empossado como presidente da república com Francisco Silvano Brandão como vice, este porém não tomou (posse) devido ao falecimento no mês de setembro. Em decorrência deste fato, Afonso Pena foi eleito vice-presidente em 18 de março de 1903 e empossado em junho do mesmo ano.

Presidente do Brasil

Afonso Pena

Afonso Pena foi eleito presidente da república Federativa do Brasil em 1 de março de 1906. Obtendo pouco mais de 288 mil votos contra pouco mais de 4,800 de Lauro Sodré.Completaram o pleito ainda Rui Barbosa com 207 votos. Neste mesma ocasião, Nilo Peçanha foi eleito o vice-presidente. O lema de seu governo foi “Governar é Povoar”.

Ainda que eleito na política do “café com leite” seu governo não se prendeu totalmente a interesses regionais. Assim que tomou posse e formou seu ministério, viajou por aproximadamente quatro meses pelos estados litorâneos brasileiros para ouvir e debater ideias com governantes e opinião pública.

Principais características do governo de Afonso Pena

Um dos seus pontos de maior destaque são os incentivos a criação de ferrovias e a ligação do Rio de Janeiro a Amazônia através do fio telegráfico (graças a expedição de Marechal Cândido Rondon.)

Foi responsável pela construção da estrada de ferro noroeste do Brasil. e a ligação de ferrovias de São Paulo — Paraná (responsável pela interligação do Sudeste ao Sul de trem). Em meados de 1906 criou a Caixa de Conversão, onde fixou o cambio a Libra (1-mil réis para 15 pence).

Foi dele também  uma das primeiras compras estatais dos estoques de café, que entrou em vigor na republica velha. Desta maneira  todos os encargos da valorização da mercadoria cafeeira foi transferida para o governo federal (antes este lucro era divido por São Paulo, Rio e Minas Gerais em observância ao Convenio de Taubaté).

Estes pontos culminaram em um período de prosperidade e controle da inflação (Interrompido somente com a 1.ª Guerra Mundial). Foi responsavel pela modernização do exército e da marinha (com ajuda do general Hermes da Fonseca).

Incentivou a imigração, em 1908  aproximadamente 100 mil colonos ( na maioria italianos) se espalhavam pelo Sul do Brasil.

Uma das grandes críticas em seu governo fora seu corpo ministerial, ocupados majoritariamente por políticos jovens (mas que se mantinham fieis a sua autoridade).

A imprensa da época batizou este grupo de “Jardim de Infância”.

Neste período Afonso Pena corroborou o pensamento de que estes jovens seguiam fieis a seus ideais em carta dirigida a Rui Barbosa:

“Na distribuição das pastas não me preocupei com a política, pois essa direção me cabe, segundo as boas normas do regime. Os ministros executarão meu pensamento. Quem faz a política sou eu”.

Enfrentou algumas crises políticas devido ao afastamento dos interesses das oligarquias (denominada Republica Oligárquica).

Morte de Afonso Pena

Aliada a crise política, a morte de seu segundo filho, leva a uma considerável deterioração de seu estado de saúde.

Em decorrência de uma pneumonia, Afonso Pena adoece e morre.

A data oficial do óbito é em 14 de junho de 1909.

Resumo da Biografia de Afonso Pena

Afonso Pena foi um importante político, jurista e advogado brasileiro sendo o 6° presidente da história do Brasil. Nasceu em 30 de Novembro de 1847 e faleceu em 14 de junho de 1909. Formado em direito, sendo um dos fundadores da Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais (Atual UFMG).

Ascendeu politicamente de deputado a senador, passando por ministro e governador de Minas Gerais. Ganhando notoriedade politica chegou a Presidencia da República. Foi presidente do Banco do Brasil de 1895 a 1898.

Foi o único membro do Gabinete Imperial de Dom Pedro II a se tornar Presidente da república. Seu governo foi marcado pela modernização do sistema ferroviário. Crises politicas devido ao ministério ser formado por jovens políticos da época e afastamento de alguns ideais oligárquicos.

O nome indicado para sua  sucessão foi rejeitado por grupos políticos que apoiavam o Marechal Hermes da Fonseca. Também sem sucesso tentou os nomes de Campos Sales e Rodrigues Alves, agravando sua situação politica.

Morreu um ano antes do fim do mandato em 1909 em decorrência de uma pneumonia.

Homenagens

Alguns dos exemplos mais famosos de homenagem a Afonso Pena para a historia do país:

  • A cidade de Penápolis
  • A cidade de Conselheiro Pena
  • O Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG),
  • O CAAP (Centro Acadêmico Afonso Pena)
  • Aeroporto Internacional de Curitiba Afonso Pena

Pergunta dos leitores

Em que cidade nasceu Afonso Pena?

Afonso Pena nasceu na cidade mineira de Santa Barbara.

Em qual data Afonso Pena foi presidente do Brasil?

Afonso Pena foi eleito Presidente da república do Brasil em 01 de março de 1906.