Quem Foi Alexandre, O Grande? Principais Frases e Curiosidades!


Alexandre, o Grande foi uma figura de grande destaque na história. Um rei que, embora tenha morrido muito cedo, jamais perdeu uma batalha sequer e conquistou um imenso reinado. Saiba um pouco mais sobre a história desse grande rei.

Quem foi Alexandre, O Grande?

Alexandre III Magno, ou mesmo Alexandre, o Grande, como era mais conhecido, era o rei da Macedônia, nasceu entre os dias 20 e 30 de julho de 356 a. C., em Perlla, na Babilônia. Era filho do imperador da Macedônia e de Olímpia, Fellipe II.

Alexandre, o Grande, foi o conquistador do império Persa. Considerado como um dos militares do mundo antigo mais importantes, mais poderoso e influente da história.

Infância e juventude

O tutor de Alexandre, o Grande, na infância, foi Aristóteles. Com ele, aprendeu literatura, retórica, além de estimular muito o seu interesse pela medicina, pelas ciências e pela filosofia.


Herdeiro e rei ainda jovem

Felipe II foi assassinado no verão de 336 a. C. Foi então que Alexandre teria subido ao trono da Macedônia com apenas 16 anos. Iniciava-se então a trajetória de um rei que se tornaria um dos maiores conquistadores que se tem notícia na história.

Conquistas e expansões de Alexandre, O Grande

O destaque de Alexandre, O Grande foi devido a enorme agilidade em atravessar grandes territórios, pelo seu brilhantismo tático. Sabe-se que ele era muito valente e também generoso. No entanto, quando era preciso, sabia ser bem cruel também.

uma estatua de Alexandre, o grande

Últimos anos de vida e sua morte

Alexandre fundou várias cidades como forma de unificar o seu império. E, para várias delas, ele deu o nome de Alexandria. Quando cruzou o deserto de Gedrósia, enfrentaram tempestade, hostilidade das tribos que conquistava e escassez de alimentos, alguns boatos de insatisfação de suas tropas chegaram aos ouvidos do rei, que acabou punindo desde os culpados, até mesmo os inocentes.

Embora tivesse muito poder, Alexandre era um homem sem amigos. As únicas pessoas em quem confiava era em sua mulher e em um único amigo, chamado Eféstio. No ano de 327 a.C., Alexandre entrou na India, fundando as colônias de Bucéfala e Nicéia. Em 324 a.C., no caminho de volta. chegou a Susa, onde teria toamdo mais 2 esposas, Parisatis e Statira,. Chegou a Babilônia em 323 a.C., quando adoeceu e morreu.

Sucessor de seu reinado

Aproximadamente 40 anos após a morte de Alexandre, aconteceram conflitos intermitentes entre generais de destaque e os membros da família de Alexandre, o Grande. A disputa era para conquistar o controle de várias partes de um imenso império que Alexandre conquistara.

Principais frases de Alexandre, O Grande

  • “Eu não temeria um grupo de leões conduzido por uma ovelha, mas eu sempre temeria um rebanho de ovelhas conduzido por um leão.”
  • “Um túmulo basta agora aquele para quem não bastava o mundo inteiro.”
  • “Pessoas são como cobras! Você pode dar amor, carinho, afeto, até mesmo alimentá-las mas em um determinado momento elas vão acabar lhe picando, pois é da natureza delas.”
  • “Lembre-se que da conduta de cada um depende o destino de todos.”
  • “Meu pai me deu este corpo que é efémero; mas o meu mestre me deu uma vida que é imortal.”
  • “Na fé e na esperança o mundo discordará, mas todo o interesse da humanidade está na caridade.”
  • “A sorte favorece os destemidos.”
  • “Eu superaria mais os outros no conhecimento do que é excelente do que no tamanho dos meus poderes e domínios.”
  • “Não sabeis que o fim e objeto de uma conquista é evitar fazer a mesma coisa que o conquistado?”

Curiosidades de Alexandre, O Grande

Conheça abaixo 8 curiosidades sobre Alexandre:

– Alexandre, O Grande, em um momento de embriaguez, acabou assassinando Clito, seu amigo. Ele se arrependia muito disso.

– Alexandre sofria de ailurofobia, considerado medo irracional de gatos.

– Desde a primeira vitória dele, quando tinha 18 anos, nunca mais perdeu nenhuma batalha, até morrer, aos 33 anos de idade.

– Alexandre usava açafrão para lavar os cabelos. A ideia era manter o tom alaranjado e o seu brilho.

– Ele tinha heterocromia, ou seja, tinha um olho azul e o outro marrom.

– Alexandre teria organizado um concurso de bebida entre os soldados. 42 pessoas teriam morrido de intoxicação ao tentar vencer a competição.

– Fidel Castro homenageou Alexandre nomeando três de seus filhos, Alexander, Alexis e Alejandro.

– Após derrotar os persas, Alexandre teria passado a se vestir como eles e até teve duas esposas persas.

Pergunta dos leitores

Por que Alexandre era chamado de “O Grande”?

estátua de Alexandre, o grande

Confira abaixo alguns motivos que levaram Alexandre a ser conhecido como “o Grande”:

  • Alexandro, o Grande, foi o responsável por grandes feitos na história. Com apenas 12 anos de reinado, ele conquistou a Síria, o Império Persa e o Egito. Conquistou um império que se tornaria um dos maiores de todos os tempos.
  • Seu tutor foi, nada menos, que o grande filósofo Aristóteles, com quem aprendeu sobre ciências naturais, política, geografia, ética e medicina. Porém, o que ele mais gostava era de domesticar cavalos e de luta.
  • Após a morte de seu pai, Alexandre assumiu o trono, e partiu para a Ásia após reunir uma cavalaria. Ele fez inúmeras conquistas, fundou, no Egito, a cidade que carrega o seu nome, Alexandria, ele voltou para a Pérsia e morreu na cidade da Babilônia aos 33 anos.
  • Tornou-se uma verdadeira lenda viva. Vários outros líderes de sua épica desejavam ser como ele.

Ganhou o nome de Alexandre, o Grande, devido à tantas conquistas. Um homem muito jovem e que fez história. Não há quem nunca ouviu dizer o seu nome, mesmo que não conheça a sua história.

Como foi a morte de Alexandre, O Grande?

A morte de Alexandre até hoje é um mistério. Em 10 ou 11 de junho do ano de 323 a.C., ele faleceu na Babilônia, no antigo palácio do rei Nabucodonosor II, com apenas 33 anos. São duas as versões sobre o que teria causado a sua morte.

Na primeira versão, segundo Plutarco, aproximadamente 14 dias antes de suas morte, Alexandre teria dado uma grande festa, e teria passado bebendo aquela noite e também a próxima. Isso teria causado uma forte febre, fazendo com que ele perdesse até mesmo a sua fala. Seus soldados podiam passar por ele de forma silenciosa e acenando.

Na segunda versão, de acordo com Diodoro, Alexandre teria enfrentado fortes dores depois de tomar muito vinho durante uma festa. Teria ficado muito fraco por cerca de 11 dias. Que ele não teria tido febre, mas faleceu após alguns dias de agonia.

Qual era a altura de Alexandre, O Grande?

A altura de Alexandre, o Grande, não condizia com o seu apelido. Ele media apenas 1,52 m de altura, e tinha enorme complexo com sua altura.