Quem Foi Aristóteles? Qual Sua Importância? Obras e Frases! – Biografia


Aristóteles foi o responsável por teorias que, até hoje, influenciam a sociedade. Seus estudos foram a base para muitas teorias que conhecemos hoje em dia. Conheça um pouco mais sobre a história desse grande filósofo, cujo conhecimento abrangeu praticamente todos campos de conhecimento que hoje temos ciência.

Quem foi Aristóteles?

Aristóteles, filósofo grego, nasceu em 384 a.C. e morreu em 322 a.C.N. Um dos discípulos de Platão. Responsável por muitas teorias importantes e que, até os dias atuais, influenciam os nossos estudos.

Juventude e vida adulta

Ele nasceu na Macedônia, antiga cidade de Estágira, na Grécia. Seu pai, Nicômaco, era o médico do rei Amintas III. Quando completou 17 anos, ingressou na “Academia de Platão”, em Atenas. Havia muita divergência de pensamento entre Aristóteles e Platão.

As brigas entre eles eram constantes. No entanto, isso não abalava o apresso que um sentia pelo o outro. Tanto que Platão sempre afirmava: “Minha Academia se compõe de duas partes: o corpo dos alunos e o cérebro de Aristóteles”., tamanha era a consideração que Platão tinha pelo seu discípulo.


Campos de estudos de Aristoteles

No sistema filosófico elaborado por Aristóteles, ele abordava, praticamente, todos os assuntos, como metafísica, psicologia, geometria, drama, física, matemática, lógica, retórica, medicina, botânica, poesia e zoologia.

Principais pensamentos de Aristóteles

Conheça abaixo alguns dos principais pensamentos de Aristóteles:

  • Para Aristóteles, a origem das ideias se dava por meio da observação, da experiência, do empirismo.  O único mundo, para ele, era o sensível. E que, na verdade, é também o intangível.
  • Ele ainda defendia a existência de seis graus, ou formas, de conhecimento. São eles: memória, sensação, intuição, imaginação, raciocínio e percepção. Ele dizia que a base do conhecimento, e o seu enriquecimento acontecia por meio das informações provenientes dessas seis formas que citamos. E que ainda não existe diferença entre o conhecimento intelectual e o sensível, pois um complementa o outro.

Aristóteles estátua

A influência em sua época

Ele difundiu o conhecimento sobre inúmeras áreas de conhecimento. Após a morte de Platão, e de seu sobrinho ter assumido a sua escola, Aristóteles fundou um círculo filosófico em Assos. Lá, tornou-se o preceptor de Alexandre, filho do rei que havia sido paciente do seu pai.

Após 11 anos, retornou para Atenas e fundou o Liceu. Ele estabeleceu a filosofia como finalidade para s sua escola. Foi o autor de muitas obras e de teorias fundamentais sobre os mais variados campos de conhecimento. Muitas dessas teorias, inclusive, foram a base para estudos filosóficos vistos até os dias atuais.

Maiores obras de Aristóteles

As obras de Aristóteles dividem-se em 4 grupos. São eles:

  • Lógica – “Analíticos”, “Elencos Sofísticos”, “Sobre a Interpretação”, “Categorias”, 14 livros da “Metafísica”, denominada por Aristóteles de “Prima Filosofia”, “Tópicos”. “Organon” é o nome dado ao conjunto dessas obras.
  • Filosofia da Natureza – “Sobre os Meteoros”, “Sobre o Céu”, 8 livros de “Lições de Física”, tratados de história e de vida dos animais.
  • Filosofia Prática – “Ética a Eudemo”, “Ética a Nicômano”, “Constituição Ateniense”, “Política”, além de outras constituições.
  • Poéticas – “Poética” e “Retórica”

Aristoteles frases

Conheça abaixo alguns dos principais conhecimentos de Aristóteles:

  • “As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã.”
  • “Os avarentos amealham como se fossem viver para sempre, os pródigos dissipam,como se fossem morrer.”
  • “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.”
  • “Talvez eu seja enganado inúmeras vezes… Mas não deixarei de acreditar que em algum lugar alguém merece minha confiança.”
  • “A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si.”
  • “Haverá flagelo mais terrível do que a injustiça de armas na mão?”
  • “Nenhum obstáculo é grande demais quando confiamos em Deus.”
  • “Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.”
  • “O Valor final da vida depende mais da consciência e do poder de contemplação, que da mera sobrevivência.”
  • “Felicidade é ter algo o que fazer, ter algo que amar e algo que esperar…”
  • “Um Amigo se faz rapidamente; já a amizade é um fruto que amadurece lentamente.”
  • “Se as coisas não acontecem como desejamos, deveríamos desejá-las do modo que elas acontecem.”
  • “Não há nada que envelheça mais depressa do que um benefício.”
  • “Tentar não significa conseguir,mais certamente quem conseguiu tentou.”

Morte e últimos anos de vida

estátua de Aristóteles

Após a morte do rei da Macedônia, Alexandre Magno, Atenas passou por uma súbita invasão de terror e ódio, tanto dos conquistadores do reino, como de seus admiradores. Por ser muito amigo do rei Alexandre, Aristóteles foi condenado à prisão. No entanto, conseguiu escapar antes. Foi embora de Atenas e disse que se negava a dar para a cidade uma nova oportunidade para cometer mais um crime contra a filosofia.

Não passou muito tempo de sua fuga e ele adoeceu. Estava profundamente triste com a ingratidão dos atenienses. De tanta tristeza, ele se matou, tomou uma taça de cicuta. Sua morte se deu em 322 a.C., Cálcia, Eubéia. Ordenou em seu testamento que todos os seus escravos fossem libertados.

Sua influência hoje

Mesmo após tantos anos da morte de Aristóteles, suas ideias permanecem vivas e influentes na sociedade. Atualmente, fala-se muito sobre herança genética, hereditariedade, evolução. Quem apresentou a teoria da hereditariedade foi Aristóteles. E é considerada como a mais influente no mundo antigo.

Para ele, o filho carregava material genético tanto do pai quanto da mãe. Para ele, a contribuição dos pais acontecia devido à mistura de sangue. E sêmen masculino, que seria o sangue purificado, representava fonte da vida e da forma. Já o sangue da mãe, ou o sangue menstrual, que já era puro, daria a sua contribuição para o embrião como a parte material.

Hoje, porém, sabemos que as ideias estavam erradas. Conhecemos sobre a estrutura do DNA.

Outra teoria de Aristóteles que ainda hoje tem influência sobre a evolução e a genética é que “a natureza não faz nada em vão”. Para ele, tudo o que ocorre tem como objetivo de preencher alguma necessidade, que a natureza teria alguma ordem.

Aristóteles foi o primeiro como o raciocínio funciona. A lógica clássica dele foi a base para todo o estudo lógico. Foi ele também quem estabeleceu os princípios gerais de como se fazer ciência.