Biografia de Carl Sagan – Quem Foi? Qual Sua História? Livros e Frases!


Carl Sagan foi um dos mais notórios cientistas, astrofísicos, astrônomos, cosmólogos, e divulgador científico. Nasceu nos Estados Unidos e publicou diversos artigos científicos e livros, onde foram abordadas as suas pesquisas e ideias.

Quem foi Carl Sagan?

Como já mencionado, Carl Sagan foi um dos mais importantes cientistas, astrofísicos, astrônomos e divulgador científico de todos os tempos. O cientista publicou nada menos que mais de 600 artigos científicos. Também foi autor de mais de 20 livros de ficção científica e ciência.

Carl Sagan dedicou-se a defender o ceticismo e o emprego de métodos científicos para decifrar o Universo. O cientista promovia a busca por uma inteligência extraterrestre. Fazia isso por meio de seu projeto SETI. Carl Sagan ainda foi o responsável por instituir o envio de mensagens a bordo por meio de sondas espaciais. Tais sondas eram destinadas a comprovar a presença de possíveis povoamento extraterrestres.

Juventude e início acadêmico

Carl Edward Sagan nasceu no dia 9 de novembro de 1934, em Brooklin – Nova Iorque (Estados Unidos). Era filho de um operário da indústria têxtil, San Sagan, e de Rachel Molly Gruker – uma dona de casa. Seus pais eram descentes de judeus  ucranianos.


Com apenas 5 anos de idade, Carl Sagan já demonstrava o seu interesse pela natureza e o cosmos. Mais tarde, passara a frequentar quase que, diariamente, a biblioteca pública da cidade. Suas visitas à biblioteca tinham como objetivo buscar informações sobre o Universo e as estrelas.

Carl Sagan, com 7 anos de idade fez a sua primeira visita ao “Museu Americano de História Natural”. Assim, o seu interesse e curiosidade pelo espaço só cresceu e se tornou um verdadeiro foco na sua vida.

Entrou para a escola de estudos secundários “David A. Boody”, em Bensonhurst, onde estava residindo com a sua família. Já no ano de 1948, com cerca de 14 anos de idade, se mudou para Rahway, para estudar no colégio “Rahway Hight School”, em Nova Jersey.

Na ocasião , Carl Sagan foi escolhido como o presidente do clube estudantil de química. Na sua casa, Carl Sagan montou o seu próprio laboratório.

Concluiu os estudos no ano de 1951. Nesta ocasião, já era conhecido por ser um estudante superdotado.

Ingressou na “Universidade de Chicago”, se afiliando ao “Ryerson Astronomical Society”. No ano de 1955, com cerca de 21 anos, conclui a sua Licenciatura em Física.

No ano seguinte, em 1956 terminou sua pós-graduação. A sua dissertação tinha como título ““Estudos Físicos dos Planetas”. Já no ano de 1960, com 26 anos, adquiriu título de doutor em Astrofísica e Astronomia.

fotografia de Carl Sagan

Contribuições de Carl Sagan para a ciência

Carl Sagan trouxe diversas contribuições para a ciência, que são aceitas e aproveitadas até hoje. Através de suas pesquisas, estudos, experiências e conclusões, inovou os rumos que levavam, na ocasião, a Astrofísica e a Astronomia.

Como um cientista formado em astronomia e física, Carl Sagan colaborou muito para a ciência moderna. Uma delas foram os seus estudos sobre as atmosferas dos planetas. Também dedicou-se a estudar a história da Terra, dando explicações convincentes e defendidas até hoje sobre evolução e futuro.

Carl Sagan tinha a incrível capacidade de interpretar imagens e explicar conceitos de difícil compreensão. Assim, trouxe luz às suas descobertas, contribuindo extremamente com a ciência. Provou que não era preciso usar de vocábulos praticamente indecifráveis para explicar o Universo para todas as pessoas.

O cientista representou mais do que um simples estudioso para a ciência. Carl Sagan foi alguém dotado por uma inigualável inteligência. E foi graças aos estudos e pesquisas de Carl Sagan que a ciência, até hoje, anda por novos caminhos.

No auge da sua carreira

Pode-se considerar que o auge da carreira de Carl Sagan começa no ano de 1970. Isso porque foi nesse ano que o cientista fora nomeado como Diretor do “Centro de Estudos Planetários” – um importantíssimo cargo e de grande visibilidade.

Além de ser  escolhido como Diretor do “Centro de Estudos Planetários”, Carl Sagan passou a ser colaborador da Nasa. O cientista foi, por exemplo, o grande idealizador dos meios de envio de mensagens radiotelegráficas mandadas para o espaço por sondas do tipo Pioneer 10 e 11, com o objetivo de se conectar com eventuais civilizações extraterrestres.

Carl Sagan ainda chefiou importantíssimos projetos que exploravam o sistema solar. Ainda fora um dos primeiros e únicos cientistas da sua época a pesquisar sobre o efeito estufa. Descobriu, por exemplo, as altas temperaturas que existam no planeta Vênus. Também mantinha uma posição contrária aos arsenais nucleares, fazendo diversas advertências dos malefícios que poderiam causar uso desses dispositivos.

No ano de 1978, Carl Sagan recebeu o “Prêmio Pulitzer”, pela sua obra de não ficção ” “Os Dragões do Éden: Especulação sobre a Evolução da Inteligência Humana”, do ano de 1977. Carl Sagan conquistou fama internacional, com uma de suas mais conhecidas obras, “Cosmos”, do ano de 1980.

“Cosmos”, chegara a ser adaptada para a TV, através de uma série que alcançou sucesso mundial.

Ainda obtive grande êxito com o seu romance “Contact”, do ano de 1997. A obra foi usada como base para a produção de um longa metragem de mesmo nome.

Seu último livro escrito foi “O Mundo Assombrado pelos Demônios” – onde Carl Sagan ataca qualquer tipo de crendice ou bruxarias. O livro alcançou sucesso de vendas e causou diversas polêmicas, devido às afirmações diretas que o autor reproduzir na obra.

Pensamentos e ideais

Diversos pensamentos e diversas ideias tornaram Carl Sagan um cientista de renome e, até mesmo, polêmico. Poderíamos falar sobre todos os pensamentos e ideias que o cientista tinha sobre a vida e, principalmente, sobre o Universo e o mundo em que vivemos. Porém, separamos alguns dos pensamentos e ideias do cientista que mais influenciaram às pessoas, na época e, principalmente, os seus seguidores:

  • Toda criança começa como uma cientista nata, e então nós arrancamos isso delas.
  • A ciência é muito mais do que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.
  • Nós somos uma maneira de o cosmos se autoconhecer.
  • Um livro é a prova de que os humanos são capazes de fazer mágica.
  • Cada um de nós é, sob uma perspectiva cósmica, precioso. Se um humano discorda de você, deixe-o viver. Em cem bilhões de galáxias, você não vai achar outro.
  • Nossa obrigação de sobreviver e prosperar é devida não apenas a nós mesmos, mas também ao cosmos, antigo e vasto, do qual surgimos.
  • O Universo não parece nem benigno nem hostil, mas meramente indiferente às preocupações de criaturas tão insignificantes como nós.
  • Toda civilização sobrevivente é obrigada a se tornar viajante espacial, pela razão mais prática que se pode imaginar: manter-se viva.
  • O céu nos chama. Se não nos autodestruirmos, um dia vamos nos aventurar pelas estrelas.
  • Uma das grandes revelações da era da exploração espacial é a imagem da Terra, finita e solitária, de alguma forma vulnerável, transportando a espécie humana inteira pelos oceanos do espaço e do tempo.
  • Toda civilização sobrevivente é obrigada a se tornar viajante espacial, pela razão mais prática que se pode imaginar: manter-se viva.

Vida pessoal e religião de Carl Sagan

montagem de Carl Sagan

Carl Sagan chegou a casar-se por três vezes. No ano de 1957, casou-se com a bióloga Lynn Margulis. Com ela teve os filhos  Dorion Sagan e Jeremy Sagan.

No ano de 1968, o cientista se casou com a roteira e artista Linda Salzman. Teve como filho Nick Sagan.

Já no ano de 1981, Carl Sagan se casou com a escritora Ann Druyan. Com a escritora teve  Sasha Sagane e Sam Sagan. Este último casamento se manteve até 1996 – ano do falecimento do cientista. O cientista viera a falecer no dia 2 de dezembro de 1996, em Seattle (Estados Unidos) – vítima de uma pneumonia forte.

Carl Sagan se dedicava também a escrever sobre religião. Considerava-se um cético. Muitos consideram, até hoje, o cientista um ateu. Porém no ano de 1981, Carl Sagan, decidiu escrever sobre isso.

O cientista declarou que não era realmente um ateu. Isso isso porque, para ele, para ser ateu, era preciso ter a certeza convicta da não existência de Deus e ter evidências sobre isso. Carl Sagan afirmou, então que não tinha nenhuma evidência convincente sobre a existência de um ser maior, mas também não tinha provas sobre a não existência.

Carl Sagan acreditava que tanto a certeza na existência de Deus quanto a certeza da não existência de Deus se tratavam se dois opostos muitos extremos.E tudo isso sem as devidas comprovações de cada uma das duas crenças.

Principais livros e obras de Carl Sagan

Como já mencionado, Carl Sagan escreveu mais de 600 artigos científicos e mais de 20 livros. Porém, a seguir, citamos os 7 livros mais famosos do cientista:

  • Os Gradões do Éder
  • Bilhões e bilhões
  • Contato
  • Variedades das experiências científicas
  • O mundo assombrado pelos demônios
  • Pálido ponto Azul
  • Cosmos

Carl Sagan em entrevista

Frases de Carl Sagan

Confira algumas frases interessantes do célebre cientista:

” A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que em verdade pertenciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo.”

” O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente.”

” E se o mundo não corresponde em todos os aspectos a nossos desejos, é culpa da ciência ou dos que querem impor seus desejos ao mundo?”

” A vida é apenas uma visão momentânea das maravilhas deste assombroso universo, e é triste que tantos se desgastem sonhando com fantasias espirituais.”

” Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.”

” Às vezes acredito que há vida em outros planetas às vezes eu acredito que não. Em qualquer dos casos, a conclusão é assombrosa.”

” Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.”

” Existem muitas hipóteses em ciência que estão erradas. Isso é perfeitamente aceitável, eles são a abertura para achar as que estão certas.”

” A ausência da evidência não significa evidência da ausência.”

” O cérebro é como um músculo. Quando pensamos bem, nos sentimos bem.”

” O que é mais assustador? A idéia de extraterrestres em mundos estranhos,ou a idéia de que, em todo este imenso universo,nós estamos sozinhos?”

” Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço.”

Pergunta dos leitores

O que é o COSMOS de Carl Sagan?

“Cosmos” é um dos livros mais conhecidos e lidos de Carl Sagan. Trata-se de uma obra do ano de 1980, onde o escritor aborda temas diversificados, que vão desde a origem da vida até a evolução dos seres humanos. Remonta a própria história do universo, Carl Sagan intercala sempre conceitos científicos como os de outras ciências, como a arte e a filosofia.