Biografia de Dalai Lama – Quem Foi? Principais Pensamentos e Frases!


Dalai Lama trata-se de um nome dado a uma linhagem de líderes espirituais e religiosos da Escola de Gelug – pertencente às escolas do Budismo Tibetano. O monge escolhido para Dalai Lama é reconhecido por todas as crenças relacionadas que seguem as Escolas do Budismo Tibetano.

O que é um Dalai Lama?

Como mencionado, um Dalai Lama é um líder espiritual e religioso, considerado dotado de diversos conhecimentos e que pertence as Escolas do Budismo Tibetano. Para os seguidores de tal crença, um Dalai Lama é a própria reencarnação de uma longilínea linha de tulkus. Os tulkus teriam optado por essa reencarnação, com o objetivo de esclarecer diversas coisas da vida terrena e espiritual às pessoas em geral.


Um Dalai Lama pode ser, em geral, o chefe da  Escola Gelug. Porém tal posição é mais comum de pertencer ao Ganden Tripa – que se trata de uma ordenação por tempo determinado, nomeada pelo Dalai Lama (embora este exerça muita influências na escola).

Alguns consideram a figura de Dalai Lama como de um rei e de uma Santidade. Porém, o termo Deus não é usado, já que ele não faz parte da cultura budista.

O que é o Gelud

Dalai Lama

Gelug trata-se de uma das linhas do Budismo Tibetano – fundada por Tsongkhapa. Gandem Tripa é o termo que se usa para se referir ao líder da Escola Gelugpa.

Os gelugpas também são considerados, no Budismo Tibetano, como chapéus amarelos. Isso devido a esse adorno que os monges dessa linhagem utilizam.

No ano de 1577, Sonam Gyatso, fora considerado a 2 ª reencarnação de Gyalwa Gendun Drup. Forma-se, assim, uma aliança entre um dos mais poderosos líderes mongois,  os Altã Cã. E como resultado disso, Sonam Gyatso foi tido como o  “Lama” (que significa oceano) e Gyalwa Gendun Drup e Gendun Gyatso  receberam o reconhecimento, posteriormente, como os 1º e  2 º Dalai Lamas.

Sonam Gyatso era um líder bastante ativo no partidarismo entre os mongóis e a cultura Gelug – que viria a se tornar a princpais orientações para os budistas tibetanos. A aliança entre Gelugs e Mongois fora, então, reafirmada depois do falecimento de Sonam Gyatso.

Portanto, Gelug é a escola elevada do Budista no Tibete, desde os fins do XVI. Isso, após o firmamento de uma nova aliança com os mongoís.

Já no final do século XVI, ocorreram uma série de conflitos entre as diferentes seitas do budismo e a Escola de Gelug, passa, então, a emergir como dominante. De acordo com historiadores, Sonam Chophel, que era tesoureiro do Palácio de Ganden, foi principal arquiteto para o desenvolvimento da Escola de Gelug ao poder político. Tempos depois, ele recebeu a condecoração de “Desi”. Tal denominação significa o reconhecimento de regente, devido aos seus esforços para implantar o poder da seita Gelug

Origem deste título

Segundo o Budismo Tibetano, o Darma tem fases de degradação. Praticamente todas as linhagem de Dalai Lamas passaram por isso.

Durante as fases de confusão, surgiu a linhagem Gelug. Isso, quando um exímio praticamente do Budismo Tibetano,  Tsongkhapa, não deixou que o Darma se deteriorasse. Assim, Tsonkapa decidiu reinstalar a linhagem dos Kadampa – considerados perfeitos praticantes e de alta moralidade. Dessa forma, surgiu a linhagem Gelug.

A linhagem Gelug tem uma característica bastante relevante, que é a erudição. Seus praticante decoram e estudam a fundo todos os textos e os ensinamentos de Buda. Também acontecem sessões de debate sobre os ensinamentos, onde é feito um exame público, que tornam os seguidores elevados a Geshes.

Vale ressaltar que um  Dalai Lama se trata de um Geshe Larampa. Um Daila Lama surge nessa linhagem e recebe treinamentos. Além disso, conhece todos os ensinamentos de Buda.

Lista dos Dalai Lamas

  • Gedun Drupa (1391-1474)
  • Gedun Gyatso (1475-1542)
  • Sonam Gyatso (1543-1588)
  • Yonten Gyatso (1589-1617)
  • Ngawang Lobsang Gyatso (1617-1682)
  • Tsangyang Gyatso (1682-1706)
  • Kelsang Gyatso (1708-1757)
  • Jamphel Gyatso (1758-1804)
  • Lungtok Gyatso (1805-1815)
  • Tsultrim Gyatso (1816-1837)
  • Khedrup Gyatso (1838-1856)
  • Trinle Gyatso (1856-1875)
  • Thupten Gyatso (1876-1933)
  • Tenzin Gyatso  ( 2013 – atual0

Atual Dalai Lama

O atual Dalai Lama é o 14 º da linhagem. Trata-se do líder e mestre dos tibetanos.

O atual Dalai Lama chama-se Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso. Nasceu em Lhamo Döndrub – em Tibet. O Budismo Tibetano o considera a reencarnação do bodisatva da compaixão, que era Tenzin Gyatso – um monge e geshe e doutor em filosofia budista. Recebera o Prêmio Nobel da Paz e foi condecorado com mais de 100 títulos.

atual Dalai Lama

Principais pensamentos do Budismo

Muitos são os pensamentos e ensinamentos do Budismo que podemos aplicar na nossa vida, sem seguir essa religião. Veja alguns dos principais pensamentos do Budismo.

  • Controle da mente: para o Budismo tanto o sofrimento quanto a felicidade não se encontram nas coisas ou acontecimentos, mas sim, da forma como encaramos elas. Uma pessoa serena dificilmente tem seu sossego e paz perturbados
  • Olhe as coisas sempre com amor: tudo o que existe no mundo depende da nossa existência. Assim, é preciso olhar para as coisas e as nossas pessoas com amor, tendo em mente que tudo também é nossa criação.
  • Seja você feliz!: no Budismo, boas ações, cedo ou tarde, plantam sementes que nos trarão felicidade e satisfação. Mesmo quando a situação é negativa, podemos percebê-las como parte de nossa felicidade. Isso ajuda muita a refletirmos antes de pensar, falar ou agir.
  • Alegre-se pelo próximo: a inveja pode ser um sentimento humano, mas que deve ser combatido totalmente. Tente reinventar esse sentimento. Comece a se satisfazer com a alegria do outro. O futuro provavelmente também lhe reservará alegrias.
  • Praticar o desapego: trata-se de uma lição bem conhecida do Budismo. Nada nos pertence e querer ter poder sobre algo ou alguém é uma fonte inevitável de sofrimento. Deixe tudo e todos em liberdade.

Mais pensamentos do Budismo

  • Junte-se a pessoas do bem: valorize as pessoas que fazem o melhor de você aparecer. Pessoas estressadas demais ou negativas emitem ondas de energia iguais que chegam até nós. Não se trata de maltratá-las, mas evitar a companhia constante de gente negativista demais.
  • Vá até onde der: busque locais que te fazem bem e de deixem confortável. Se você tem medo de brinquedos de parque de diversões, para que se arriscar? É muito importante respeitar nossos limites. Tenha certeza que sua vida se tornará mais leve e prazerosa.
  • Tente eliminar a raiva:isso não é nada fácil, mas uma mente dominada por esse sentimento dificilmente encontrará a paz e a felicidade. Compaixão, paciência e amor são as fórmulas para vencer a raiva.
  • Controlar expectativas: esperança é algo bom, já a expectativa, não. Expectativas possuem grandes chances de nos decepcionar, o que gera sofrimento. A solução? Tentar viver sem apego e deixar a vida fluir. Nada é permanente no mundo.

Dalai Lama no fundo escuro

Frases de Dalai Lamas

Conheça algumas frases do atual Dalai Lama

” A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar, ‘Como sou inútil e fraco’. É essencial pensar poderosa e firmemente, ‘Eu consigo’, sem ostentação ou preocupação.”

” Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. ”

” Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação.”

” O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém.”

” Determinação, coragem e auto-confiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”

” Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar. ”

” Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.”

” Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro.”

” É engraçado como depositamos tanta confiança e tanto sentimento nas pessoas. Em pessoas que achávamos conhecer, mas, que no fim, só mostraram ser iguais a todos. E por esperar demais, sonhar demais, criar expectativas demais, sempre acabamos nos decepcionando e nos machucando cada vez mais.”