Biografia de Elizabeth Taylor – Quem Foi? Qual Sua História? Filmes!


Elizabeth Taylor foi uma mulher conhecida por suas paixões e seus olhos raros de cor violeta. Sua vida foi marcada por inúmeros maridos, divórcios, óscares, amores, excessos, joias e escândalos.

Então, se você se interessou e quer saber um pouco mais sobre ela, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Quem foi Elizabeth Taylor?

Elizabeth Taylor nasceu em Londres em 27 de fevereiro de 1932 e se mudou para os Estados Unidos com a família em 1939. Ela faleceu no dia 23 de março de 2011 em Los Angeles.

A sua vida pessoa e sua carreira foram marcadas por muitas polêmicas e excessos. No entanto, ela sempre foi muito respeitada pela crítica por sua atuação. Ela era uma das maiores estrelas de Hollywood e ficou muito conhecida por sua interpretação de Cleópatra em 1963.


Juventude e início de carreira

Elizabeth Taylor nasceu em Londres e se mudou para os Estados unidos com a família quando tinha por volta de 7 anos de idade. Ela era filha de Francis Leen Taylor e Sara Viola Rosemond Warmbrodt, ambos americanos.

Foi nos EUA, que ela começou a sua carreira, trabalhando para a Universal no filme “There’s One Bom Every Minute”. Isso ocorreu no ano de 1942, aos 10 anos de idade. No entanto o seu contrato não foi renovado.

Apenas 1 ano depois ela fez um teste na MGM e ganho um pequeno papel no filme “A Força do Coração” de 1942. Esse foi o primeiro da série Lassie. Foi então que o seu talento foi revelado, através de seu pequeno papel em filmes infanto-junevis.

Com o tempo, ela foi evoluindo como uma atriz talentosa que era. Isso sem falar que era muito respeitada pela crítica.

Nos anos 50, ela filmou com Montgomery Clift e Rock Hudson, ambos homossexuais. O filme era “Um lugar ao Sol” e ela acabou ficando amiga dos atores.

Ainda nessa mesma década ela fez “A última vez que vi Paris”. Ela atuou com Donna Reed e Van Johnson.

fotografia de Elizabeth Taylor

Casamentos e filhos de Elizabeth Taylor

Elizabeth Taylor, conhecida como Liz, chegou a ser considerada uma das mulheres mais bonitas do seu tempo. A sua principal marca registada é sua feição delicada e seus olhos, que possuíam uma cor azul-violeta, o que era muito raro.

Liz era uma celebridade que vivia rodeada de glamour, amor dos fãs e luxo. Além da sua beleza, seu talento impressionava qualquer um. Ela era a eterna diva nos anos de ouro do cinema norte-americano.

Elizabeth Taylor era fã de joias, maquiagens, sapatos, bolsas e grifes. No entanto, mesmo sem pintura ou roupas caras a sua beleza ainda era considerada estonteante. A simetria do seu rosto e corpo eram consideradas ideais.

Ao todo, Elizabeth Taylor se casou 8 vezes,. O seu primeiro casamento aconteceu em 1950 e durou apenas 1 ano. O marido era Conrad Nicholson Hilton. Desse casamento nasceu Catherine Taylor.

O casamento mais famoso de Elizabeth com Richard Burton, um ator britânico. Ele foi o seu 5º marido, conhecido pelo alcoolismo e com quem Liz chegou a se casar 2 vezes. A primeira delas foi de 1964 até 1974. A segunda foi de 1975 a 1976.

Ela atuou com ele em diversos dos seus filmes dos anos 60, tais como: “Cleópatra”, “Quem tem medo de Virgínia Woolf?” com o qual ela ganhou seu segundo Óscar, “A Megera Domada” e “Os Farsantes”. Elizabeth Taylor ganhou seu primeiro Óscar de melhor atriz e 1960 por seu papel em Disque Butterfield 8.

Os filhos e mais casamentos

Ao todo, Elizabeth Taylor teve 1 filho adotivo e 3 filhos biológicos. Dois filhos foram com o seu segundo marido Michael Wilding. Ela foi casada com ele de 1952 até 1957. Dessa união nasceram Michael Howars Taylor Wilding em 1953 e Christopher Edward Taylor Wilding em 1955.

Já com Michael Todd, se terceiro marido, ela ficou casada apenas um ano. Dessa união nasceu a sua filha Eliza Frances Todd. Liz ficou viúva em 1958, criando a filha sozinha.

No ano seguinte, em 1959, ela casou-se com o melhor amigo do marido. Ele se chamava Eddie Fisher e a união durou até 1964. No entanto, ela se envolveu com Burton, levando ao fim do casamento.

Em seguida, ainda em 1964, ela se casou com Burton e adotaram juntos uma menina alemã batizada de Maria Taylor Jenkins.

Essa foi uma de suas uniões mais conturbadas, com muito ciúme, brigas e idas e vindas. Eles até chegaram a ficar separados por mais de seis meses.

Já nos anos 70, ainda casada, ela passou a trair o marido com Ardeshir Zahedi, embaixador iraniano nos EUA. Como odiava mentiras, Elizabeth Taylor decidou assumir o romance e se divorciou de Burton. Depois, se separou do embaixador ao perceber que para ele eram apenas encontros sem importância.

Muito desiludida, ela conheceu John Warner, que era político. Ficou casada com ele de 1976 até 1982. Depois disso, Elizabeth Taylor teve alguns namoros, mas não quis mais se casar até que conheceu Larry Fortensky, um caminhoneiro.

Ela se casou em 1991 no Rancho Neverland, que pertencia ao seu amigo Michael Jackson. Eles se separaram em 1996, sendo esse o último marido de Liz.

No auge do cinema e da TV

foto de Elizabeth Taylor

O auge da carreira de Elizabeth Taylor aconteceu por volta dos anos 50 e 60, quando atuou nos seus principais filmes.

Ela ganhou o Óscar de melhor atriz por sua atuação no filme Raintree County, de 1957 com sua personagem Susanna Drake. Seu Segundo Óscar de melhor atriz foi no ano de 1966 com o filme “Who’s Afraid of Virginia Woolf?” e sua personagem Martha.

Além disso, ela foi indicada ao Óscar diversas outras vezes em 1958, 1959, 1960 entre outros.

Principais filmes que Elizabeth Taylor participou

Como não poderia ser diferente, a filmografia de Elizabeth Taylor é muito extensa, afinal, ela começou a atuar quando tinha apenas 10 anos de idade. No entanto, os principais filmes da sua carreira são os seguintes:

  • Lassie, a Força do Coração (1943)
  • A Coragem de Lassie (1946)
  • Nossa Vida Com Papai (1947)
  • O Príncipe Encantado (1948)
  • O Pai da Noiva (1950)
  • Um Lugar ao Sol (1951)
  • O Netinho do Papai (1951)
  • A Última Vez Que Vi Paris (1954)
  • Assim Caminha a Humanidade (1956)
  • A Árvore da Vida (1957)
  • Disque Butterfield 8 (1960)
  • Cleópatra (1963)
  • Gente Muito Importante (1963)
  • Quem Tem Medo de Virgínia Woolf? (1966)
  • A Megera Domada (1967)
  • A Maldição do Espelho (1980)

Morte e últimos anos de vida

No decorrer dos anos, Elizabeth Taylor passou por diversos problemas de saúde. Isso inclui insuficiência cardíaca crônica.

No ano de 2009 ela passou por uma cirurgia para a substituição de uma válvula cardíaca que tinha defeito. Então, passou a usar cadeira de rodas a fim de amenizar sua dor.

Em fevereiro de 2011 surgiram novos sintomas relativos ao problema. Com muita dor e dificuldade de respirar ela acabou sendo internada para uma cirurgia de emergência e não resistiu.

Assim sendo, Elizabeth Taylor faleceu no dia 23 de março de 2011 aos 79 anos de idade.