Quem Foi Galileu Galilei? Principais Obras e Descobertas! – Biografia


Galileu Galilei foi um matemático, físico, filósofo e astrônomo de grande importância para o mundo. O cientista é o responsável por diversas descobertas reconhecidas até hoje e que ajudaram em inventos posteriores. Galileu Galilei é uma das figuras mais importantes para a ciência que o mundo já teve.

Quem foi Galileu Galilei?

Como já mencionado, Galileu Galilei foi um dos maiores matemáticos, astrônomos, filósofos e físicos que a humanidade já teve.

Foi um cientista imprescindível, por exemplo, no desenvolvimento científico.  Viveu boa parte de sua vida nas cidades italianas de Florença e Pisa

Galileu Galilei foi o responsável pelos estudos iniciais dos sistemas uniformes acelerados dos pêndulos, além de outras importantíssimas descobertas.


Juventude e Início acadêmico

Galileu Galilei nasceu no dia 15 de fevereiro de 1564, em Pisa, na Itália. Era filho de um comerciante lã, Vincenzio Galilei, e de Giulia Amnannati.

Desde criança, Galileu já demonstrava alta capacidade para as ciências e descobertas. Já tocada cítara e órgão e tinha interesse pelas artes produzindo pinturas. Também já possuía peculiares habilidades para criar brinquedos.

No ano de 1974, mudou-se com a família para Florença. Com os incentivos da família, tempos depois, volta para a cidade natal. Isso para ingressar na “Universidade de Pisa no Mosteiro de Camaldolese”, com o objetivo de estudar Medicina,

Com 20 e poucos anos, já estudando na universidade, fez o que seria sua 1 ª descoberta. Galileu, ao observar a movimentação do candelabro que ficava preso na catedral de Pisa, mediu quanto tempo durava dessas oscilações. Descobriu, assim, usando as batidas de seu pulso, que essas oscilações eram regulares.

Realizou mais alguns estudos, chegando a conclusão de que um pêndulo de tal comprimento levava o mesmo tempo para realizar o mesmo número de oscilações.

Para dar um sentido prático a sua recém-descoberta, Galileu propôs aplicar sua descoberta. Para medir as oscilações do pêndulo, propôs usar a frequência do pulso de pessoas doentes. Chegou a produzir um desenho de um relógio de pêndulo, mas não o construiu.

No ano de 1585, Galileu encontra-se sem dinheiro e teve, então, de sair da universidade. Mesmo assim, continuou estudando por conta própria, se dedicando a estudar Matemática. E usou dela para entrar no universo da astronomia e da física. Nessa mesma época, já era contrário as leis do universo decretadas por Aristóteles.

Galileu Galilei em pintura

Juventude e Início acadêmico – Parte 2

Então, no ano de 1589, Galileu recebeu um convite do grão-duque da Toscana para lecionar  Matemática na “Universidade de Pisa”. Foi convidado mesmo sendo jovem e não tendo títulos universitários.

Leciona durante 3 anos e passa a assumir a cátedra da “Universidade de Pádua”, ficando lá até o ano de 1609.

Galileu fora o primeiro astrônomo que construiu uma luneta para observar o céu. Acaba voltando a “Universidade de Pisa”, no ano de 1610. Após diversos estudos mostrados publicamente a teoria que diz: “dois corpos de pesos diferentes, caindo a um só tempo de alturas iguais, tocarão o solo no mesmo instante”.

Ele também registra a frequência das mares e das montanhas na Lua. Galileu acaba publicando a obra “História das Manchas e Acidentes do Sol”, no ano de 1613.

O cientista ainda faz a descoberta os 4 satélites do planeta Júpiter – o que se trata-se de uma comprovação de que alguns astros cósmicos podem ficar em órbita em torno de outros.

Além disso, realiza a descoberta de que o planeta Vênus possui fases – assim como a Lua – e conclui que nossa planeta Terra orbitava em torno do Sol.

Por suas descobertas, no ano de 1614, Galileu é injustamente acusado de heresia. Passa, no ano de 1616, a ser proibido de divulgar as suas teorias. Assim que o cientista resolvia estudar determinado assunto, era impedido de comprová-los. Isso porque vivia em conflito com os poderes da Igreja.

Juventude e Início acadêmico – Parte 3

A igreja acabava por condenar e julgar as descobertas de Galileu como heresia. .Qualquer ideia cientifica proposta por ele era considera uma verdadeira afronta à religião.

No ano de 1632, Galileu acabou por defender o  sistema heliocêntrico na obra “Diálogo”,  sobre os “Dois Máximos Sistemas do Mundo: o Ptolemaico e o Copérnico”. Por isso, no ano de 1633, acabou sendo acusado e condenado pela inquisição, indo para prisão domiciliar em sua casa de campo em Arcetri, localizada no sul de Florença (Itália). Fora ainda obrigado a negar as suas descobertas.

Principais descobertas

Algumas descobertas de Galileu podem ser consideradas como as principais, que foram de extrema contribuição para a Física. Algumas delas se refere à movimentação dos corpos e a Teoria da Cinemática. O cientista também foi o primeiro a se posicionar contra o filósofo Aristóteles – que até a ocasião tinha sido o único a investir em descobrimentos que se relacionavam ao campo da Física.

Abaixo, você confere algumas das principais descobertas feitas por Galileu Galilei e suas contribuições ao conhecimento e desenvolvimento da ciência:

  • Criou a balança hidrostática, que dera origem, mais tarde, aos pêndulos dos relógios
  • Galileu também foi quem construiu a primeira luneta capaz de observar os astros do céu, incluindo as manchas do Sol, as fases de Vênus e os satélites de Júpiter e  as fases de Vênus. Antes tal criação de Galileu, era impossível compreender a Teoria do Geocentrismo.

Dessa forma, o cientista descobre que a Terra não era o centro do mundo – como acreditavam muitos pensadores. O centro do Universo, de acordo com os experimentos, era o Sol e os planetas, incluindo a Terra orbitavam em torno dele. A teoria ficou conhecida como heliocentrismo).

Sua descoberta chegou a ser publicada em um texto chamado “O Mensageiro Sideral”. Devido a essa sua visão heliocêntrica, Galileu foi acusado de heresia, fora julgado e condenado. Foi ainda obrigado a assinar um decreto no “Tribunal da Inquisição”, cujo teor fazia o cientista afirmar que a teoria do  heliocentrismo não passava de uma de um hipótese.

Principais descobertas – Parte 2

  • O cientista também pesquisou sobre a queda de corpos livres. O cientista chegou a conclusão de que todos os corpos, independentemente de seu peso, caem juntos a serem jogados de uma mesma altura.
  • Galileu também foi o descobridor o primeiro termômetro, que era formado por um tubo de vidro fechado com água dentro e pequenas bolhas coloridas. Cada uma das bolhas continham um etiqueta metálica que mostrava da água e , consequentemente, do corpo.
  • O cientista também foi o criador de uma ferramente que media o pulso. Trata-se de uma uma bomba com água operada por um cavalo.
  • Galileu Galilei ainda é considerado o pai da Mecânica, na área da Física, que pesquisava e descobria diversas questões, até então totalmente desconhecidas, sobre os movimentos das coisas.

Invenções de Galileu Galilei

Galileu Galilei

Outras invenções de Galileu Galilei foram:

  • Balança hidrostática: aparelho usado para fazer a medição de líquidos, superfícies sólidas e para descobrir componentes  metais. O que pretendia ser medido era colocado dentro de um refratário com líquido mais leve que o ar. Para identificar o volume, por exemplo, era preciso observar a diferença de pesos – que era igual ao peso do volume de água deslocado pelo espaço ocupado pelo objeto.
  • Relógio de pêndulo: através de uma pedra amarrada em um fio, Galilei descobriu que o tempo entre a oscilação estava totalmente ligado ao comprimento do fio – independentemente do peso que tinha a pedra. Estava criado o primeiro relógio que media a pulsação humana.
  • Compasso Geométrico: o cientista construiu um objeto com dois braços e depois de fazer diversas medições geométricas e cálculos – que incluíam áreas e ângulos – criou o compasso geométrico que conhecemos e usamos hoje.

Conflitos com a religião

A Igreja foi um grande obstáculo na vida científica de Galileu. Ela condenava e julgava qualquer invenção ou ideia que o cientista divulgava. Por exemplo, no ano de 1632, Galileu descobriu o sistema de órbita dos planetas em torno do Sol. Por isso foi condenado pela inquisição e obrigado a permanecer em prisão domiciliar.

Também fora negado a renegar diversas de suas descobertas pela Igreja.

Frases de Galileu Galilei

“Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com a sua ignorância.”

“Não se pode ensinar nada a um homem; só é possivel ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si.”

“Mede o que é mensurável e torna mensurável o que não o é.”

“Duas verdades nunca se podem contradizer.”

“Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos.”

“Falar obscuramente, qualquer um sabe; com clareza, raríssimos.”

“Quanto menos alguém entende, mais quer discordar.”