George Boole – Biografia, Principais Obras, Álgebra Booleana


George Boole foi um filósofo e matemático inglês que desenvolveu a Álgebra Booleana. Método aritmético base da programação dos computadores atuais.

Boole foi um notável em sua época. Autodidata desde cedo, teve apenas noções básicas de matemática e idiomas (Grego e Latim) daí em diante, se aprofundou por conta própria, fazendo os seus  próprios experimentos e estudos.

Escreveu a base da programação moderna baseada em álgebra e lógica.

Morreu no auge de sua carreira acadêmica com 49 anos. Seu legado que tornou-se objeto de estudo por matemáticos e filósofos ate os dias atuais.


Biografia de George Boole

George Boole nasceu em 2 de novembro de 1815, na cidade de Lincoln, Inglaterra, onde começou os estudos básicos. Foi por intermédio de seu pai que tomou as primeiras lições e conheceu a Matemática e os instrumentos óticos.

Interessou-se por idiomas e começou a ter aulas de grego e latim. Acreditava que o conhecimento em idiomas poderia ajudar a melhorar sua condição social.

George Boole

Mesmo sem ter uma formação academia, com apenas 16 anos já desempenhava a função de professor assistente. Por volta de 1830 abriu sua própria escola e mudou sua área de interesse focando em Matemática.

Um dos primeiros estudos no campo da matemática, teve como apoio os trabalhos de Laplace e Lagrange contando com o auxilio de Duncan Gregory que estudava em Cambridge. Por motivos de doença com seus pais, Boole não seguiu os conselhos de Duncan para assistir cursos em Cambridge. Porém, iniciou uma série de publicações na recém lançada Cambridge Mathematical Journal e ainda seguindo os conselhos de seu amigo, passou a estudar Álgebra.

Foi condecorado com uma medalha na Royal Society por uma publicação sobre métodos algébricos para a solução de equações diferenciais que havia sido publicado na Transactions of Royal Society. Esta medalha marcou o início do destaque e do reconhecimento de Boole na sociedade acadêmica  da época.

Tornou-se amigo de Augustus de Morgan e junto com ele continuou uma controvérsia sobre lógica iniciada por De Morgan com o filósofo Sir Willian Hamilton. Como resultado, em 1847 Boole publicou a obra The Mathematical Analysis Logic. Uma obra curta que acabou ganhando destaque e marcou época.

Inicio da carreira acadêmica

Em 1849 ganhou a cadeira de matemática naquela que seria sua sede acadêmica até a morte: Queen College em Cork. Conhecido por ser um Professor dedicado e aplicado, em 1854 publicou sua obra mais conhecida: An Investigation into the laws of Thought.

Nela, Boole define as teorias matemáticas da lógica e da probabilidade estabelecendo uma nova álgebra com uma abordagem simplificada. Partindo de uma analogia entre símbolos da álgebra e aqueles que representavam a lógica, nasceu então a Álgebra Booleana, base da programação para os computadores atuais.

Boole foi reconhecidamente um gênio. Ganhou títulos das universidades de Oxford e Dublim. Foi eleito Fellow of the Royal Society em 1857. Infelizmente sua carreira foi curta, pois se iniciou tarde no meio acadêmico e acabou falecendo com 49 anos em 8 de dezembro de 1864.

Principais obras de George Boole

  • A Análise Matemática da Logica (The Mathematical Analysis Logic) -1847
  • Uma investigação das leis do pensamento (An investigation into the Laws of Thought) — 1854
  • Tratado em Equações Diferenciais -1859
  • Tratado em Cálculo de Diferenças Finitas — 1860

Além destes, Boole publicou mais de 50 trabalhos sobre as propriedades básicas dos números.

Frases de George Boole

Algumas frases marcantes que podemos encontrar na grande obra de George Boole estão:

  • “As interpretações respectivas dos símbolos 0 e 1 no sistema lógico são nada e universo”
  • “A probabilidade é uma expectativa fundada em um conhecimento parcial”.
  • “A essência da Matemática não é a familiarização com os conceitos de número e quantidade”

Honras e prêmios

  • Medalha Real — Royal Society (1844)
  • Membro da Royal Society (1857)
  • Título honorário na Universidade de Oxford
  • Professor Honorário na Universidade de Dublim

Morte de George Boole

George Boole faleceu em Cork, na Irlanda em 8 de dezembro de 1864 em decorrência de uma pneumonia.

Seu legado e importância hoje

Pode-se considerar que os estudos feitos por Boole nos levaram a base das programações utilizadas hoje em dia nos computadores. Grande parte destes sistemas possuem um tipo lógico denominado boolean que contem valores entre 0 e 1.

Além disso, o sistema de pesquisa do Google, por exemplo, possui combinações lógicas e algébricas estudadas por Boole em sua fonte, sendo estas sentenças aritméticas as responsáveis pelo funcionamento preciso de seu complexo mecanismo de busca.