Quem Foi Isaac Newton? Principais Obras e Invenções – Biografia


Considerado o pai da física moderna, Isaac Newton é um gênio nascido ainda no ano de 1643. Seus estudos e teorias trouxeram diversas contribuições para o mundo.

Então, para saber um pouco mais sobre essa importante figura, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!

Quem foi Isaac Newton?

Isaac Newton foi nada menos do que um alquimista, astrônomo, filósofo natural, cientista e teólogo inglês. No entanto, ele mais reconhecido como matemático e físico.

Juventude e início de carreira

Isaac Newton nasceu no dia 4 de janeiro de 1643 em Woolsthorpe Manor. No entanto, o seu nascimento foi registrado no dia 25 de dezembro, Natal, de 1642. Isso porque na época a Grã-Bretanha utilizava o calendário juliano.


Newton foi prematuro e não chegou a conhecer seu pai, que veio a falecer 3 meses antes. Ele também se chamava Isaac Newton e era um próspero fazendeiro.

Sua mãe se chamava Hannah Ayscough Newton e passou a administrar a propriedade rural. A situação era estável e a fazendo rendia um bom lucro.

Como a mãe se casou novamente, Isaac Newton foi levado para a casa da avó materna para ser criado quando tinha apenas 3 anos. Segundo registros, Newton não gostava do novo marido da mãe e até ameaçou queimar a casa com ambos dentro.

O fato é que ele sempre teve uma personalidade mais introvertida, fechada e introspectiva. Seu comportamento era considerado difícil. Assim, mesmo vivendo em uma época na qual os homens deveriam cuidar dos negócios da família, nunca demonstrou interesse ou aptidão para isso.

Por volta dos seus 12 até os 17 anos, recebeu educação na The King’s School. Teve que sair de lá em 1659 para voltar a morar com a mãe, que havia ficado viúva novamente. Coo não gostava da vida de agricultor, convenceu a mãe a enviá-lo de volta aos estudos.

imagem de Isaac Newton com fórmulas matematicas

Universidade e início da carreira

Isaac Newton estudou em Cambridge, no Trinity College, graduando-se em 1665. Sendo um dos principais precursores do iluminismo, seu trabalho teve a influência de Isaac Barrow, Réné Descartes e outros, sobre os mais variados assuntos.

Abraham de Moivre era um dos melhores amigos de Newton. Foi ele que lhe questionou sobre a origem de seu interesse pela matemática e pediu mais detalhes sobre seus estudos. Foi quando descobriu que o interesse de Isaac Newton pela matemática começou quando ele já tinha 20 anos.

Isso porque comprou um livro de astrologia e não entendeu a matemática que ele usava. Depois, comprou um livro de trigonometria. Não entendo novamente as demonstrações ele passou a estudar “Os Elementos de Euclides”.

Prosseguiu por inúmeras outras obras até que em 1963 formulou um teorema intitulado o Binômio de Newton. Também desenvolveu as primeiras hipóteses sobre a gravitação universal, sem falar que escreveu séries infinitas que chamava de teoria das fluxões.

A sua universidade foi fechada em 1666 por causa da peste negra. e ele voltou para a casa de sua mãe. Então, foi justamente neste ano de retiro que ele construiu as suas 4 principais descobertas:

  • Teorema Binomial
  • O cálculo
  • A lei da gravitação universal
  • A natureza das cores.

Áreas de estudo de Isaac Newton

Isaac Newton era um grande estudioso e se interessava pelos mistérios do universo. Como tal, ele estudou áreas como matemática, astronomia, alquimia, teologia, filosofia, teologia e ciência.

Avanços para a ciência

Os estudos e teorias de Isaac Newton aportaram muito para a ciência e física moderna. No ano de 1687 ele fez a publicação de um trabalho em 3 volumes, que foram intitulados “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural.

Essas leis serviam para que fosse possível explicar diversos comportamentos relativos à movimentação de objetos físicos.

Além dessas, diversas outras leis, teorias e estudos foram feitos sobre assuntos importantes para o desenvolvimento da humanidade.

Principais obras e invenções de Isaac Newton

Dentre as muitas obras produzidas por Isaac Newton, as que podemos citar como sendo as principais são as seguintes:

  • 1671 – Method of Fluxions
  • 1687 – Princípios Matemáticos da Filosofia Natural
  • 1704 – Opticks
  • 1704 – Arithmetica Universalis
  • 1728 – Optical Lectures
  • 1728 – The Chronology of Ancient Kingdoms Amended

Ele também tem produção em áreas da química, alquimia, teologia e cronologia. Isso sem falas nos escoamentos em canais, deslocamento do com no ar e velocidade das ondas superficiais.

Já no que diz respeito às suas invenções. Uma dela sé o telescópio refletor. Por consequência da descoberta da refração a luz, Newton pode criar um telescópio refrator. Assim, ele corrige o terrível defeito de aberração cromática dos refletores da época, que faziam uso de lentes acromáticas.

Morte e últimos anos de sua vida

pintura de Isaac Newton

Em vida, Isaac Newton teve respeito como nenhum outro cientista. Sem dúvidas, sua obra marcou de forma efetiva a revolução científica. Joseph-Louis Lagrange constantemente dizia que Isaac Newton foi o maior gênio que já viveu.

Os seus estudos foram importantes chaves que abriram portas para variadas áreas do conhecimento humano cujo acesso antes era impossível.

Nos seus últimos dias de vida, ele passou por uma série de problemas renais. Por fim, eles vieram a culminar na sua morte. Mais intimamente, alguns biógrafos afirmam que ele teria morrido ainda virgem

O seu falecimento aconteceu no dia 20 de março de 1727, pelo calendário juliano. Seu corpo foi sepultado na Abadia de Westminster, juntamente com outras figuras célebres da Inglaterra.

A provável causa da morte foram as complicações decorrentes do cálculo renal que o atormentou nos últimos anos de vida.

Curiosidades de Isaac Newton

Como não poderia ser diferente, a vida dos grandes gênios é sempre repleta de curiosidades. Então, vamos conhecer algumas a respeito de Isaac Newton:

  • Sua infância não foi muito feliz: como o pai morreu 3 meses antes de seu nascimento, a mãe deu-lhe a avó quando tinha cerca de 3 anos de idade. Foi tratado como um órfão até os 10 anos de idade, quando deu padrasto falece e ele voltou a morar com a mãe, avó e o meio-irmão.
  • Se tornou um bom aluno por causa de uma briga: quando frequentava a Escola Livre, era considerado desatento e preguiçoso. Tudo mudou no dia em que teve uma briga com um colega no corredor da escola. Ele ganhou a briga e humilhou o seu colega, no entanto, para ele, isso não foi o suficiente, visto que o outro era o melhor aluno da escola. Então, ele se motivou a estudas para assumir esse posto.
  • Não era um bom homem de negócios: quando a mãe o tirou da escola para que administrasse a fazenda, ele não se sal muito bem, não demonstrando interesse nem aptidão para o mesmo.
  • Era um alquimista: se dedicava profundamente em conhecer a alquimia tendo uma ocupação quase que total por transformar metais simples em preciosos.
  • Investigava a data do fim do mundo: o seu tempo não servia apenas para investigações cientificas. Ele era adepto de uma seita chamada arianismo, que negava a Santíssima Trindade.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Isaac Newton, suas conquistar para o mundo, sua genialidade e como ele contribuiu para a física moderna.