Quem Foi James Dean? Principais Filmes e Obras – Biografia Resumida


James Byron Dean – conhecido apenas como James Dean – foi um notório ator norte-americano. Seus filmes fazem sucesso até os dias de hoje. É considerado por alguns críticos como um dos maiores atores de todos os tempos.

Quem foi James Dean?

Como mencionado, James foi um ator norte-americano, que atingiu a fama em sua época. O ator é considerado por muitos entendidos de cinema um verdadeiro ícone cultural. Ele teria ainda sido a melhor representação das angústias e revoltas inerentes à juventude de sua época – na década de 1950. É considerado um dos maiores atores de todos as fases do cinema.

Juventude e início de carreira

James Dean nasceu no dia 8 de fevereiro de 1931, no estado de Indiana, nos Estados Unidos. Era filho de Wilton Dean e de Mildred Dean – que vinha de uma família fazendeiros metodistas da região interiorana de Indiana.

Com 2 anos de idade, James Dean se mudou com a sua família para uma aldeia pequena chamada de Fairmount. Tempos depois, mudou-se para Santa Monica – Califórnia. Os 9 anos de idade perdeu sua mãe e foi levado para a fazenda de seus tios, em Fairmount.


Dean estudou na escola “Fairmount Hight School” e aos 14 anos já demonstrava dons artísticos. Passou a integrar o grupo de teatro da escola.

No ano de 1949, já formado, tinha como objetivo aprofundar-se e estudar as artes dramáticas. Para isso, se mudou para a Califórnia, residindo com o seu pai e sua madrasta. Realizou sua matrícula na “Santa Monica College”. No entanto, no ano de 1950, se transferiu para Los Angeles, onde entrou para a “Universidade da Califórnia”, ingressando no curso de especialização em artes teatrais.

Nessa mesma época, Dean trabalhava como garçom. Também participou da peça “Macbeth”.

James Dean acabou por abandonar a universidade e se mudou para Nova Iorque. Lá, ingressou na “Actor’s Studio de Lee Strasbery”. Acabou dando sorte e atuou em diversas peças de teatro.

James Dean em imagem preto e branco

Juventude e início de carreira – Parte 2

No ano de 1951, estreou finalmente no cinema, representando um pequeno papel no longa metragem “Fixed Bayonetes!”. No mesmo ano, também atuou em “Sailor Beware”.

Já no ano de 1952, atuou no filme “Has Anybody See My Gal”. Ainda em 1952, fez sua primeira estreia na TV. E no ano de  1953, atuou, com uma pequena papel, no filme “Trouble Along the Way”. No mesmo ano, fez atuações no teatro da Broadway.

Participara das peças “See The Jaguar” e em “Imoralista” – onde interpretou o papel de um homossexual. Recebeu diversos elogios da crítica pela sua atuação e recebeu o “Tony Award de Melhor Ator do Ano”.

James Dean inspira-se no seu ídolo Marlon Brando para desempenhar seus papeis.

James Dean no auge do cinema

Pode-se considerar que  auge de James Dean no cinema se iniciou  no ano de 1954, quando foi convidado para fazer testes na Warner. Nessa mesma época, ele conheceu Pier Angeli – a estrela do clássico do filme “O Cálice Sagrado” e por quem se apaixonou.

A atriz, porém, trocou o ator pelo cantor Vic Damone. James Dean teve, na ocasião, uma curta passagem por Hollywood, onde atuou em “East of Eden” – dirigido por Elia Kazan e estreado no ano de 1955. O longa se tratava de um jovem que disputada a atenção e afeição de seu pai com o irmão mais velho. A atuação de James Dean foi considerada memorável.

Mas o grande momento de auge mesmo da carreira de James Dean como ator foi a sua atuação no aclamadíssimo filme “Juventude Transviada” – do ano de 1955. O filme fora um dos únicos, da época, a retratar de forma fidedigna a rebeldia da juventude.

O longa, no entanto, fora estreado com apenas um mês de antecedência do falecimento do ator. Diversos críticos consideraram que o sucesso de bilheteria do filme se somou a morte pré-matura de James Dean.

James Dean no auge do cinema – continuação

Ainda em “Assim Caminha a Humanidade” – também de 1955 (1955), James  Dean atuou em seu último papel, antes de sua morte. O longa fora dirigido por George Stevens e James Dean contracenou com Rock Hudson, Elizabeth Taylor e Denins Hopper.

Infelizmente, o astro do cinema não viu o filme concluído, devido ao seu falecimento. O longa foi lançado no ano de 1956, recebendo o Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor. James Dean fora indicado ao prêmio como Melhor Ator, no ano de 1957.

O astro do cinema tinha verdadeira fixação por carros e motos e costumava guiar em altas velocidades. Levava uma vida pessoal agitada e boêmia fora dos sets, regada a fumo e bebidas.

Em 1955, no dia 30 de setembro, no intervalo das filmagens do filme “Assim Caminha a Humanidade”, o ator se envolveu em uma corrida no norte da Califórnia. O Porsche que ele dirigia acabou se envolvendo em um acidente. Com apenas 24 anos de idade, James Dean faleceu devido ao acidente.

Principais filmes que James Dean atuou

Alguns dos principais filmes que James Dean atuou foram:

James Dean morto

  • Sailor Beware
  • O Marujo Foi Na Onda
  • Fixed Bayonets!
  • Baionetas Caladas
  • Sinfonia Prateada
  • Atalhos do Destino
  • Vidas Amargas – indicado ao Oscar como Melhor Ator
  • Juventude Transviada
  • Assim Caminha a Humanidade

Últimos anos de vida

Os últimos anos de vida de James Dean coincide com o momento de seu auge no cinema. Em 1954, foi chamado para testes no cinema, pela renomada produtora Warner.

No ano de 1955 participou do longa “East of Eden” e sua atuação foi bem conceituada pela crítica. No mesmo ano, atuou famoso filme “Juventude Transviada” – sucesso até os dias de hoje.

Também atuou em “Assim Caminha a Humanidade” – em 1955. Foi seu último papel antes de seu falecimento. No longa chegou a contracenar com atores como Rock Hudson, Elizabeth Taylor e Denins Hopper.

Morte de James Dean

James Dean morreu em Cholame, Califórnia – Estados Unidos. Seu falecimento aconteceu no dia 30 de setembro de 1955. Devido ao acidente de trânsito, quando tinha apenas 24 anos de idade.

O ator, durante os intervalos das filmagens do filme “Assim Caminha a Humanidade”, acabou participando de uma corrida de carros. Seu Porsche acabou passando por um acidente, que resultou em sua morte.

Curiosidades

  • Ele era extremamente míope
  • Sua arcada dentária trata-se de uma prótese
  • James Dean teve uma relação rápida com a mãe de Jerreu Seinfeld
  • “O Pequeno Príncipe” era um dos livros preferidos do ator
  • James Dean sofria de insônia, passando diversas noites em claro
  • Seu primeiro trabalho na TV foi uma pequena aparição em um comercial da bebida Pepsi
  • Elizabeth Taylor lhe presentou com um gato siamês
  • James Dean tocava bandô – sendo o instrumento um de seus hobbys prediletos
  • Recebeu diversas multas de trânsito por velocidade durante a sua vida
  • James Dean foi o primeiro ator a ganhar uma indicação no Oscar de forma póstuma
  • O ator não estava só no carro quando sofreu o acidente, que lhe causou a morte
  • James Dean, antes de sua morte, já estava escalado para o longo “Marcado pela Sarjeta”