Juca Chaves – Biografia, Teatro, Músicas, Juca Chaves Atualmente


O Brasil é cheio de personalidades marcantes e figuras que se destacam. Um deles é Juca Chaves, um carioca, criado em São Paulo e filho de um judeu austríaco com a filha de judeus lituanos.

Essa ilustre figura é compositor, músico e também humorista. Portanto. se você quiser saber um pouco mais sobre Juca Chaves, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!

Biografia resumida de Juca Chaves

Juca Chaves nasceu no dia 22 de outubro do ano de 1938, no Rio de janeiro e seu nome completo é Jurandyr Czaczkes Chaves. Ele começou ainda muito cedo a sua formação na música erudita, na infância. Sua carreira, porém, teve início na década de 50, tocando trovas e modinha.

Na décadade 60 ele montou um circo perto da Lagoa Rodrigo de Freitas. Foi lá que começou a apresentação do seu show chamado “O Menestrel Maldito”. O


O nome do circo era Sdruws, uma sigla para Snob Divino Ralé Uanderful Water-closet. Segundo ele mesmo conta, antes da sua primeira apresentação ele reuniu empresários, políticos e pertencentes da alta sociedade com alguns líderes da favela que ficava próxima ao circo. Isso causou muitos comentários na época.

Além disso, Juca Chaves também era um humorista e marcou a sua época com fiadas que ficaram bastante famosas.Foto de Juca Chaves

Ele também era um grande crítico do Regime Militar e usava seu humor e sátiras como arma. No entanto, por ter incomodado bastante, teve que se retirar para morar na Itália por um tempo.

Quando voltou para o Brasil, apresentou inúmeros programas de televisão. Já nos anos 80 ele abriu a própria gravadora independente, que se chamava Sdruws Records. Um dos seus bordões mais conhecidos era: “vá ao show e ajuda o Juquinha a comprar seu caviar”

Família de Juca Chaves

Juca Chave é uma importante celebridade que se casou com a sua musa inspiradora, que se chama Yara Chaves. Juca e sua esposa nunca tiveram filhos biológicos.

Segundo ele, ambos foram evitando os filhos por muito tempo. Um dia, Juca Chaves já estava com 60 anos e a esposa com 45 e perceberam que uma gestação poderia ser complicada e perigosa a essa altura.

Foi então que decidiram adotar!

Na época, Juca Chaves morava na Bahia e foi então que, segundo ele, decidiram “adotar duas negrinhas”. A primeira adotada foi Maria clara, que hoje tem 15 anos. Dois anos depois eles adotaram Maria Moreno, que hoje tem 13 anos.

Principais críticas de Juca Chaves

Como já foi dito, Juca Chaves foi um grande e ferrenho crítico do Regime Militar. Criticava também a grande imprensa e o próprio mercado fonográfico, no qual enfrentou algumas dificuldades.

Na década de 70 ele chegou a ser exilado em Portugal. Porém, ao incomodar demais o governo Salazar com suas sátiras que cada vez mais ganhavam espaço na televisão e na rádio, ele se transferiu para a Itália.

Maiores músicas

A vocação musical de Juca Chaves vem da infância, incluindo uma formação em música erudita. Seu pai era austríaco e é por isso que ele teve uma formação musical europeia. Isso foi de grande ajuda na sua carreira artística.

Ele já compunha canções desde criança e fazia versos e sonetos porque gostava muito. Com apenas 15 anos de idade ele já tinha um bom repertório. Ao 16 suas músicas já eram tocadas na rádio e antes dos 18 ele já havia se tornado um profissional.

Entre as suas cações mais conhecidas, podemos citar as seguintes:

  • A cúmplice
  • Menina
  • Que saudade
  • Por quem sonha Ana Maria, que foi interpretada no filme “Marido de Mulher Boa”, de 1960
  • Presidente Bossa Nova

Além disso, uma canção chamada “Take me Back to Piauí”, sucesso dos anos 70 foi editada em 2003. Ela entrou na coletânea “Brazilian Beats Volume 4” de uma gravadora britânica chamada Mr. Bongo. Essa gravadora era especializada em música popular brasileira.

Suas melhores piadas

Foto de um disco do Juca Chaves
Disco do Juca Chaves

Como já foi dito, além de compositor, Juca Chaves também era conhecido pelo seu excelente senso de humor e suas piadas. Ele é o autor do espetáculo intitulado “Menestrel Maldito” no qual faz piadas com inúmeros temas. Uma delas é piada com o judaísmo: “Concluí que a culpa dessa guerra toda foi de Moisés, que arrastou o povo para um lugar onde não tinha petróleo”.

Ele ainda brinca com a circuncisão, dizendo: “Admiro o povo judeu, especialmente o homem, que antes de saber o tamanho já corta um pedaço”. Outas duas piadas de Juca Chaves que são bastante conhecidas são as seguintes:

“a hiena é um animal que come fezes dos outros animais, só tem relações sexuais uma vez por ano e ri… mas ri de quê?”

“Escotismo: um bando de garotos vestidos de idiotas, comandados por um idiota vestido de garoto”. Juca mais tarde veio a se desculpar por essa frase).

A vida de Juca Chaves hoje

Atualmente, Juca Chaves está em belo Horizonte realizando o espetáculo intitulado “Em ritmo de lava jato”. No entanto, atualmente ele vive em São Paulo com a esposa e suas filhas.

Pergunta dos leitores

Juca Chaves já morreu?

Não, Juca Chaves está vivo até os dias de hoje e atualmente possui 79 anos de idade. O mais interessante de tudo é que mesmo com essa idade ele segue produzindo e levando seu espetáculo para o Brasil.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Juca Chaves, sua história, realizações e detalhes importantes sobre sua vida pessoal e carreira profissional. Aproveite!