Biografia de Madre Teresa de Calcutá – Quem Foi? Principais Frases!


Madre Teresa de Calcutá foi uma missionária e religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana. Foi beatificada no dia 19 de outubro de 2003, por milagres realizados.

Quem foi a Madre Teresa de Calcutá?

Madre Tereza de Calcutá – conhecida também como Santa Tereza de de Calcutá – como já mencionado, foi uma religiosa católica e fundadora da Congregação das Missionárias da Caridade. Albanesa naturalizada indiana, sua Congregação prestava serviços assistenciais e humanitários em diversos países, sempre auxiliando os mais podres, doentes e a pessoas que viviam em regiões de conflitos.

No ano de 2003, foi beatificada pela Igreja Católica. Seus trabalhos continuaram após a sua morte (1997) e, no ano de 2015, sua Congregação já possuía mais de 5 mil membros e estava presente em cerca de 140 países.

Biografia de Madre Teresa de Calcutá

Madre Tereza de Calcutá nasceu no dia 26 de agosto de 1910, em Skopje – Calcutá. Seu nome de batismo era Anjezë Gonxhe Bojaxhiu M.C. Era de origem albanesa, mas se naturalizou indiana.


Com 18 anos de idade decide seguir a vida religiosa e muda-se para a Índia, onde dá aulas por mais de 15 anos, em um colégio religioso. A escola era destinada à educação de moças de famílias ricas.

No ano de 1944, vai para Calcutá e inicia suas atividades de prestar assistência aos pobres e doentes. Madre Tereza afirmava que seu trabalho era um chamado de Deus,

No ano de 1949, Madre Tereza de Calcutá funda a entidade chamada de Ordem das Missionárias da Caridade. A entidade funcionava sob sua coordenação e inaugurou um espaço especial destinado a pessoas com lepra, próximo a Asansol – na Índia. O local foi batizado de Shantinagar – que significa “Cidade da Paz”.

A partir de então, suas obras sociais e de caridade se expandem por todo o mundo, por meio da Congregação das Missionárias da Caridade. Seus trabalhos continuam até hoje, desde o seu falecimento em 1997, e está presente em cerca de 140 países, incluindo o Brasil.

No ano de 1979, Madre Teresa de Calcutá recebe o Prêmio Nobel da Paz pelo reconhecimento de seus trabalhos sociais, assistências e de caridade. Porém, recebe diversas críticas em vida pelo fato de não se incomodar com a origem do capital arrecadado, que financiava as suas viagens – como doações feitas pelo ex-ditador do Haiti, Jean-Claude Duvalier.

Já doente, Madre Tereza de Calcutá continua trabalhando em suas obras. No dia 05 de setembro de 1997, em Calcutá, Madre Tereza vem a falecer, vítima de um ataque cardíaco, com 87 anos de idade.

Madre Teresa de Calcuta

Milagres realizados

Diversos milagres foram atribuídos à Madre Tereza de Calcutá. O que levara a sua beatificação pela Igreja Católica, no dia 19 de outubro de 2003.

Um dos milagres teria acontecido com a indiana Monica Besra, que sofria de um tumor maligno no estômago. Rezou para Madre Tereza de Calcutá e, de forma inexplicável, a mulher obteve a cura do câncer que a assolava.

Outro milagre atribuído a Madre Tereza teria ocorrido com um brasileiro, da cidade de Santos (SP). O homem de 35 anos de idade teve de ser internado às pressas, durante a sua lua-de-mel.

No hospital, foi lhe dado o diagnóstico de hidrocefalia, com 8 abscessos localizado no cérebro. Durante o período de sua internação, sua esposa foi orientar-se com o padre Elmiran Ferreira, da paróquia de Nossa Senhora Aparecida – em São Vicente (SP).

O padre, então, lhe ofereceu uma medalha de Madre Teresa de Calcutá. A esposa do homem adoentado colocou a medalha no travesseiro do marido e também rezava ajoelhada pedindo a intercessão de Madre Tereza pela cura do marido.

O doente fora para o centro cirúrgico do hospital. O médico se retirou para buscar um aparelho. Nesse mesmo momento, o homem acordou, demonstrando todos os seus sentidos funcionando plenamente – sem explicação. A cirurgia fora, assim. cancelada.

Críticas à Madre

Durante sua vida, muitas foram as críticas que Madre Tereza de Calcutá recebeu. Uma delas era pelo fato da religiosa aceitar doações para as suas viagens de pessoas de índole e atitudes duvidosas, como recebeu do ex-ditador do Haiti, Jean-Claude Duvalier.

Muitos críticos incrédulos ainda questionam sobre a real comprovação de seus milagres – ainda que reconhecidos pela Igreja Católica. Muito deles acreditam que seu processo de beatificação trata-se de mais um triunfo da religião sobre a ciência e sobre a  razão.

Já o falecido autor britânico Christopher Hitchens chegara a descrever Madre Teresa como uma religiosa fundamentalista. Ele afirmara que ela era mais uma agente política do que uma pessoa caridosa, uma cúmplice dos poderes seculares e uma  pregadora primitiva.

Christopher Hitchens  ainda foi um dos produtores do documentário que explorava suas críticas à religiosa, chamado de “O Anjo do Inferno” .

O físico Aroup Chatterjee, em 2003, também publicou uma crítica a Madre Tereza de Calcutá, depois de ter entrevistados mais de 100 pessoas que chegaram a trabalhar na Congregação criada pela religiosa. Ele descreve que os abrigos para tratar doentes apresentavam uma espantosa falta de higiene – sendo que os voluntários chegavam, inclusive, a reaproveitar agulhas.

Ainda descreveu os centros de atendimento coordenados por Madre Tereza como locais extremamente desorganizados, sujos e confusos. Também criticava a austeridade com que a religiosa tratava os voluntários e as próprias pessoas atendidas.

Principais frases e citações da Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcuta rezando

Algumas das Principais frases e citações da Madre Teresa de Calcutá foram:

” O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso. ”

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota. ”

” Quando descanso? Descanso no amor. ”

” Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor. ”

” O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor. ”

” Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão. ”

” É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado. ”

” As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável. ”

Orações e mensagens

Quer realizar a oração à Madre Tereza de Calcutá? Então confira a prece, a seguir:

“Beata Teresa de Calcutá, tu permitiste ao sedento amor de Jesus na Cruz tornar-se uma chama viva dentro de ti. Chegaste a ser luz do Seu amor para todos. Obtém do coração de Jesus… (pedir aqui a graça). Ensina-me a deixar Jesus penetrar e possuir todo o meu ser, tão completamente que a minha vida também possa irradiar a Sua luz e amor para os outros.Amém”.

Algumas importantes mensagem também foram passadas pela religiosa, ainda em vida. Algumas delas foram:

“ Você, quando difunde o amor do Senhor, é a boa nova de Deus. ”

“ Não espere por líderes: faça sozinho, pessoa a pessoa. ”

“ A maior doença hoje não é a lepra ou a tuberculose, mas a sensação de ser rejeitado. ”

“ Se vocês forem humildes, nada os tocará, nem os louvores nem as ignomínias. ”

“ A fome de amor é bem mais difícil de saciar que a fome de pão. ”

“ Qualquer país que aceite o aborto não está ensinando o seu povo a amar, mas a usar de qualquer violência para conseguir o que se quer. ”

“ Muitos falam dos pobres, mas poucos falam com os pobres. ”

“ Não se preocupe em saber os problemas do mundo: limite-se a responder às exigências do povo. ”

“ Devemos ajudar o hindu a ser um hindu melhor, o muçulmano a ser um muçulmano melhor e o católico a ser um católico melhor. ”

Madre Teresa de Calcuta

O legado de Madre Teresa de Calcutá para este mundo

Madre Tereza de Calcutá falecera no dia 05 de setembro de 1997, porém deixou seu legado para este mundo. A religiosa mostrou que é possível viver uma vida em favor do próximo que mais precisa. Ensinou a olhar os mais pobres e doentes sem preconceitos, além de viver sob os ensinamento de Jesus Cristo.

Ensinou sobre a caridade e como ajudar os que mais necessitam, esquecendo-se de si própria.

Pergunta dos leitores

Quais são os livros e filmes que falam de Madre Teresa de Calcutá?

Diversos livros e filmes falam sobre a vida e a obra de Madre Tereza de Calcutá. Alguns deles são:

  • Filme “Madre Teresa de Calcutá”, que recebeu o Prêmio Camie em 2007
  • Filme-documentário e do livro “Algo bonito por Deus”, de Malcolm Muggeridge.
  • Livros “O milagre de Teresa”, de João Carlos Almeida
  • Livro “Madre Teresa de Calcutá”, de Miguel Angel Velasco
  • Livro “O pequeno livro de Madre Teresa”, de Sangeet Duchane
  • Livro “Madre Teresa:  Venha, seja minha luz”, de Brian Kolodiejchuk