Marilyn Monroe – Biografia, Frases, Filmes, Auge da Fama e Legado


Marilyn Monroe foi uma atriz norte-americana e um maiores dos símbolos sexuais da sua época. Saiba mais sobre sua vida, obra e morte.

Quem foi Marilyn Monroe?

Marilyn Monroe foi uma modelo e atriz estadunidense. Foi uma estrela de Hollywood e considerada um dos maiores símbolos sexuais de sua época (1926 – 1962).

Tornou-se famosa por interpretar personagens de comédia e sensuais em diversos filmes. As produções das quais participou  renderam mais de 200 mil dólares às bilheterias.

Infância e juventude

Marilyn Monroe, batizada de Norma Jeane Mortenson, nasceu no dia 1 de junho de 1926, em Los Angeles (EUA). Foi filha de Gladys Pearl Monroe e de pai desconhecido.


Em razão da doença psicológica de sua mãe, passou, ainda criança, por diversos internatos e casa de parentes. Aos 11 anos de idade, no ano de 1937, a atriz foi morar com Grace Mckee – uma amiga da família.

Porém, no ano de 1942, Grace Mckee decidiu mudar-se para a Costa Leste. Marilyn, então, resolve se casar com seu namorado da época, aos 21 anos de idade.

Casada, a estrela chegou a trabalhar em uma fábrica de balas para armas de fogo. Nessa mesma época, conheceu um fotógrafo que a colocou no mundo da moda, começando, então, a fazer trabalhos como modelo e testes para o cinema.

No ano de 1944, o marido da modelo entra para a Marinha e é transferido para o Pacífico Sul. O casamento durou pouco tempo, sendo que no ano de 1946  o casal assinou o divórcio.

Foto da atriz Marilyn Monroe

No mesmo ano, então, inicia-se a carreira Marilyn Monroe como atriz, aos 21 anos de idade. A loira assina um contrato de trabalho com a produtora Twenty Century Fox. Passa a adotar o nome artístico de Marilyn Monroe.

Infância e juventude de Marilyn Monroe – Parte II

A estreia da estrela no cinema se deu com um pequeno papel no longa metragem “Sua Alteza, a Secretária”, de 1947. E, 1948, assina um novo contrato, agora com a produtora Columbia Pictures, para quem trabalhou por apenas 6 meses.

Depois de participar de pequenos filmes, voltou a assinar com a Fox. No ano de 1949, aos 23 anos de idade, pousou nua para um calendário, exibindo suas exuberantes formas físicas e beleza.

Pela Fox, começa a participar de filmes mais importantes e interpretar papéis de maior destaque, como em o “O Segredo das Joias”, de 1950. Já em 1953, aos 27 anos de idade, fotografou nua para a publicação Playboy.

Graças a sua sensualidade e atuação como comediante, sua carreira deslanchou de maneira rápida. Ficou conhecida como a “loura fatal”, participando de diversos filmes.

Começo de carreira

A carreira de atriz de Marilyn monroe começou com a participação pequena em filmes como “Sua Alteza, a Secretária”, do ano de 1947. Já de volta a produtora Fox,  ganha papéis maiores, como no longa “O Segredo das Joias”, de 1950.

Seu talento como atriz, sobretudo de comédia, começa a ser reconhecido. Passa, então, a ser chamada para diversos papéis de maiores destaques. Em 1953, ganha um papel notório na comédia romântica “Os Homens Preferem as Loiras” – um ícone de sua carreira.

No mesmo ano, atuou também no filme “Torrente de Paixão” e na comédia romântica “Como Agarrar um Milionário” – este último também arrecadando grandes bilheterias no cinema.

Marilyn Monroe no auge da fama

As participações nos filmes “Os Homens Preferem as Loiras e “Como Agarrar um Milionário” podem ser consideradas o início do auge da fama da atriz. Porém, Marilyn Monroe queria mais.

Seus filmes começaram a atrair grandes bilheterias. Entre eles destacam-se: “O Pecado Mora ao Lado” (de 1955) e “Nunca Fui Santa” (de 1956).

Marilyn monroe, nesse época, vive o auge de sua fama. Era chamada constantemente para entrevistas para a imprensa e para fotografar publicações de caráter sensual, devido a sua beleza e ao seu corpo repleto de curvas.

Sua vida pessoal, porém, continuava conturbada, se envolvendo em relacionamentos intensos e fazendo uso de bebidas e calmantes. Boatos revelam que a atriz chegou a ter um caso intenso com então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy.

Principais filmes e papéis de Marilyn Monroe

A estrela atuou em diversos filmes, interpretando papéis de destaque. Entre os principais filmes e papéis de Marilyn monroe podemos citar:

  •  Idade Perigosa (1947):
  • EvieTorrentes de Ódio (1947): a filha do chefe
  • Mentira Salvadora (1948): Peggy Martin
  • Nasceste para Mim (1948): pequena participação
  •  Loucos de Amor (1949): customer of Grunion
  • O Segredo das Joias (1950): Angela Philay
  •  A Malvada (1950): Senhorita Claudia Caswell
  • Sempre Jovem (1951): Harriet
  •  O Segredo da Viúva (1951): pequena participação
  • Em Cada Lar um Romance (1951): Iris Martin
  • Joguei Minha Mulher (1951): Joyce Mannering
  • Páginas da Vida (1952): Transuente
  •  Travessuras de Casados (1952): Annabel Jones Norris
  • Almas Desesperadas (1952): Nell Forbes
  • O Inventor da Mocidade (1952): Miss Lois Laurel
  • Como Agarrar um Milionário (1952): Pola Debevoise
  • Torrente de Paixão (1953): Rose Loomis
  • Os Homens Preferem as Loiras (1953): Lorelei Lee
  • O Rio das Almas Perdidas (1954): Kay Weston
  • O Mundo da Fantasia (1954): Vicky
  • O Pecado Mora ao Lado (1955): A Garota
  • Nunca Fui Santa (1956): Chérie
  • O Príncipe Encantado (1957): Elsie
  • Quanto Mais Quente Melhor (1959): Sugar Kane Kowalczyk
  • Adorável Pecadora (1960): Amanda Dell
  • Os Desajustados (1961): Roslyn Taber

Casamentos e FamíliaFotos da atriz Marilyn Monroe

Como já mencionado, Marilyn Monroe praticamente não teve contato com a sua família. Ainda criança, viveu em casas de alguns parentes e orfanatos, devido aos problemas psicológicos de sua mãe, Gladys Pearl Monroe. A estrela nunca conheceu o pai.

Sua vida pessoal era um tanto conturbada. Seu primeiro casamento foi aos 21 anos (1944), sendo que durou apenas 2 anos.

No ano de 1954, ao 28 anos, a estrela se casa com Joe Di Maggio – um ex-jogador de beisebol e uma ícone do esporte nos EUA. Na lua de mel com Joe, na cidade de Tóquio, Marilyn realiza uma performance sensual para os soldados norte-americanos, que estavam em missão na Coreia. Nove meses depois do casamento, a loira e Joe se separam.

Conta-se que Marilyn Monroe teve um intenso romance com o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, por volta de 1962. Nessa época, se tornou pública a homenagem que a atriz, apaixonada, fez ao amante, cantando sensualmente “Parabéns a Você”, por uma das linhas telefônicas da Casablanca.

O fato criou diversos boatos e polêmicas pela audácia da atriz – já que John Kennedy era casado.

Marilyn Monroe não se casou mais e também não teve filhos.

Últimos dias da vida de Marilyn monroe e sua morte

Provavelmente devido à pressão da fama e a sua vida sentimental conturbada e infeliz, Marilyn Monroe fazia uso de bebidas alcoólicas e e calmantes.

A loira foi encontrada morta em sua casa (Los Angeles), depois de três meses do episódio envolvendo John Kennedy. A causa da morte foi uma overdose. Sua morte acontece no dia 5 de agosto de 1962, aos 36 anos de idade.

Sua morte causou lamentos de seus fãs e da imprensa. Morria uma das maiores estrelas de Hollywood e um dos maiores símbolos sexuais da época.

Frases de Marilyn monroe

” A imperfeição é bela, a loucura é genial e é melhor ser absolutamente ridículo que absolutamente chato. ”

” Eu estou bonita, mas não sou bela. Tenho pecados, mas não sou o diabo. Sou boa, mas não um anjo. ”

” Uma garota sábia beija mas não ama, escuta mas não acredita e parte antes de ser abandonada.”

Seu legado hoje

Marilyn Monroe faleceu aos 36 anos, mas deixou como legado seus papéis que exprimem o seu talento como atriz e comediante. É lembrada também, até hoje, pela sua beleza e por ter sido um dos maiores símbolos sexuais que já existiu.