Quem Foi Napoleão Bonaparte? Frases e Ideologias – Biografia Resumida


Napoleão Bonaparte é uma das personalidades mais notáveis que já existiu. Impossível alguém nunca ter ouvido falar dele.

Foi um militar e líder político, que liderou as últimas fases da Revolução Francesa. Adotou o nome de Napoleão I, pois foi um dos imperadores da França.

Quem foi Napoleão Bonaparte?

Napoleão Bonaparte foi um líder político, militar e imperador da França. Constitui o chamado Império Napoleônico, dominando um amplo território de seus país e de outros.

Juventude e início de carreira

Napoleão Bonaparte nasceu em Ajáccio – capital da Ilha de Córsega (França), no dia 15 de agosto de 1769. Era filho do jurista  Carlos Maria Bonaparte e de Letízia Ramolino. Era descendente de uma pequena família nobre de Ligúria,  na Itália. Napoleão teve 7 irmãos, sendo o 2 º deles.


Com apenas 10 anos de idade, Napoleão Bonaparte entrou para a escola militar de Brienne – França. Por cerca de 5 anos ele se dedicou ao estudo da Geometria, Álgebra, Matemática, História e Trigonometria. O estudante também chegou a se dedicar a leituras  militares e biografias de pessoas notórias.

No ano de 1788, Napoleão Bonaparte foi para a Escola Real Militar de Paris, Nessa ocasião, iniciou sua carreira como militar. Com apenas 16 anos de idade já recebeu o cargo de subtenente de artilharia.

Já no ano de 1789, a Revolução Francesa conquistou sua 1ª vitória. Tal fato levou o país a enfrentar diversas mudanças sociais, econômicas e políticas.

A antiga aristocracia perdeu alguns de seus privilégios. Camponeses foram libertados da “prisão” do clero e dos nobres. A Revolução Francesa levou o país de um antigo sistema de regime feudal para o capitalismo.

O o rei Luís XVI, no dia 21 de janeiro de 1793, acabou sendo submetido à guilhotina, na praça da Revolução – Paris. Nessa mesma ocasião, Napoleão Bonaparte já prosseguia com missões menos notórias nas regiões interioranas da França.

Napoleão Bonaparte sentado

Juventude e início de carreira – Parte 2

No mesmo ano, porém, Napoleão Bonaparte contou com uma grande chance em Toulon. Isso porque essa cidade se rebelou com o novo governo republicano da França. O responsável pela artilharia foi gravemente atingido e o Napoleão passa a assumir  o cargo. Com apenas 24 anos, Napoleão venceu os rebelados e foi escolhido como General de Brigada.

No ano de 1975, uma nova batalha é vencida sob o comando de Napoleão Bonaparte, contra os rebeldes da monarquia. Napoleão Bonaparte acaba recebendo pelo feito uma nova patente: Comandante do Exército Francês.

No mesmo ano, Napoleão Bonaparte conhece a viúva do general que morreu na guilhotina, Josefina Beauharnis. Os dois acabam se casando no dia 9 de março de 1796. Porém, apenas 2 dias após a união, Napoleão Bonaparte vai para a Itália, que se encontrava em guerra.

Napoleão Bonaparte viajou para as terras italianas, comandando o exército francês. A Itália sai derrotada e acaba tendo seus antigos regimes monárquicos derrubados. Tal fato representou uma grande conquista territorial para os franceses.

Napoleão Bonaparte como o imperador francês

Enquanto isso, a população francesa passava por uma fase de grandes insatisfações. A burguesia francesa, por exemplo, não estava satisfeita com a grande instabilidade econômica e política que assolava o país.

Mediante a esse cenário, Napoleão Bonaparte, então, aplica um golpe de estado no país – fato que ficou conhecido como o 18 de Brumário, que se tratava de um novo calendário proposto pela revolução.

Napoleão Bonaparte se torna o 1 º Cônsul e, sem seguida, Cônsul Vitalício. Depois, através de um plebiscito, Napoleão é elevado à Imperador. Ainda é coroado com o cargo de com o título de Napoleão I, na famosa catedral de Notre-Dame.

Napoleão Bonaparte tratou de providenciar uma corte grandiosa, composta por altos funcionários da nobreza e generais. Ainda transformou os seus irmãos em monarcas.

Joseph, por exemplo, se torna de de Nápoles; Elisa, uma grã-duquesa de Toscana. Já Louis, rei da Holanda e Jerôme, o rei da Westfália. Napoleão, no entanto, não tinha filhos para lhe suceder e acaba se divorciando de Josefina.

No ano de 1810 se casa com Maria Luísa da Áustria – que era filha de Francisco II e irmã de Leopoldina (esposa de D. Pedro I). Napoleão chegou a ter um filho, mas que viera falecer cedo.

Napoleão Bonaparte como o imperador francês – Parte 2

As conquistas do Império Napoleônico continuam. A França conquista a Itália em questão de pouco tempo, além da Polônia, Países Baixos e alguns principados da Alemanha. Já a Inglaterra era uma oponente francesa, que prestava auxílio às regiões dominadas.

No ano de 1806, a França decide baixar um decreto com o objetivo de fazer um bloqueio de continente contra a Inglaterra. Porém, o Czar russo Alexandre I não cumpre a ordem. Napoleão Bonaparte com seu poderoso exército, então, invade a Rússia e ata fogo à capital  Moscou incendiada.

Porém, a França encontra-se sem apoio e vencida, retira-se no ano de 1812. O país francês é, então, invadido. Isso faz com que Napoleão abdique e acabe se exilando na Itália – na Ilha de Elba,na Toscana.

No ano de 1814 Napoleão volta para Paris. O Imperador é aplaudido pelas tropas e pela população. Depois de 100 dias, Napoleão Bonaparte assume novamente o seu poder.

Porém, ele sofre nova derrota dos ingleses, no ano de 1815, durante a batalha de Waterloo. Novamente o território da França é invadido, Napoleão acaba por ser preso é enviado à força para o meio do Atlântico, na ilha de Santa Helena.

Era Napoleônica

Napoleão Bonaparte

Podemos dividir a Era Napoleônica em 3 períodos. Ela tem seu começo com o  Golpe de Estado do 18 Brumário.

  • Consulado: fase caracterizada pelo processo de recuperação da economia da França e por uma reorganização administrativa e jurídica do país. O Governo do Consulado era governado por ideais republicanos e contava com o controle das forças militares.

Diversas poderes opositores foram aniquilados nessa época. A alta burguesia atingiu a consolidação de seus interesses e diversos projetos de setores populares não foram concretizados.

Nessa ocasião, Napoleão Bonaparte fora nomeado como cônsul vitalício, no ano de 1802.

  • Império: Napoleão se torna Imperador pela escolha da opinião pública – quando foi realizado um plebiscito. Durante essa fase, fora reimplantado o regime de monarquia e Napoleão, indicado a ocupar o trono.

Nessa fase, as tropas de Napoleão Bonaparte participaram de diversas guerras, expandindo o domínio da França para diversas regiões. As tropas francesas eram consideradas a mais poderosas de toda a Europa.

Os ingleses, porém, resolveram juntar forças e receberam o apoio de outras nações, contra a expansão francesa.

No ano de 1805, as tropas de Napoleão Bonaparte tentam invadir a Inglaterra, mas é vencida. O governo de Napoleão Bonaparte tentou tornar a Inglaterra mais estava enfraquecida e, para isso, decretou o Bloqueio Continental, no ano de 1806.

O Bloqueio exigia que os países da Europa fechassem seus portos para qualquer tipo de comercialização com a Inglaterra. Tal decreto, porém, não foi seguido por todos os países, como a Rússia.

Era Napoleônica – Parte 2

Frente a isso, a França invade a Rússia, no ano de 1912. As tropas francesas atearam fogo na capital Moscou. Os russos, então, aproveitaram do desgaste das tropas francesas, expulsando-as.

Tal fato incentivou outros países descontentes com o poderio francês a enfrentar o poder da França. No dia 6 de abril de 1814, por exemplo, uma grande tropa formada por austríacos, ingleses, prussianos e russos invadiram e tomaram Paris. Conseguiram capturar Napoleão Bonaparte e lhe mandaram para a Ilha de Elba..

  • Governo dos cem dias: Napoleão Bonaparte consegue sair de Elba e retornar a Paris, no ano de 1815. É aclamado pelo povo e reassume seu poder. Porém, tropas militares da Europa  invadem de novo a França e derrotam de vez Napoleão Bonaparte, na Batalha de Waterloo.

Napoleão Napoleão Bonaparte é enviado para a Ilha de Santa Helena, onde permaneceu até o seu falecimento.

Últimos anos de vida e sua morte

Napoleão Bonaparte morto

No ano de 1815, as tropas de Napoleão sofrem uma derrota para a Inglaterra – conhecida como a Waterloo. Nos últimos anos de vida, Napaleão vê de novo o território francês ser invadido. Ele então é rendido pelos ingleses e forçado a viver exilado no meio do Atlântico, na ilha de Santa Helena.

Napoleão Bonaparte acaba falecendo na própria Ilha de Santa Helena, no dia 5 de maio de 1821 – após 6 anos de exílio.

Frases e ideologias de Napoleão Bonaparte

Entre as diversas frases proferidas por Napoleão Bonaparte, podemos citar algumas interessante

” Todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos.”

” Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota.”

” A História é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo.”

” Cada hora de tempo perdida na mocidade é uma possibilidade a menos nos sucessos do futuro.”

” Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro.”

Curiosidades

Conheça agora algumas curiosidades interessantes sobre Napoleão Bonaparte:

  • Dores na barriga: o fato de Napoleão sempre aparecer com a mão na barriga nos retratos provavelmente não se trata de uma mania. Ele realmente sofria de constantes dores.no abdômen para aliviar a dor.
  • Ele não era baixo: Napoleão ficou conhecido como “baixinho”. Porém, registros apontam que sua altura era mediana para a época: 1,68.
  • Sepultado sem sem órgão sexual: conta-se que poucas horas depois de sua morte, o órgão de Napoleão foi amputado poru um processo de necropsia. Assim, Napoleão foi enterrado sem seu pênis.