Osama Bin Laden: Quem Foi? Quais os Atentados? Como Foi Sua Morte?


Quem não se lembra do ataque às Torres Gêmeas do “World Trade Center”, em Nova York, no ano de 2001? O responsável pelos ataques fora o terrorista saudita Osama Bin Laden.

A tragédia, que derrubou os edifícios e fez diversas vítimas, deixou o mundo todo perplexo. As cenas dos ataques foram gravadas pela TV e transmitidas, ao vivo, mundialmente.

Quem foi Osama Bin Laden?

Como mencionado, Osama Bin Laden foi um terrorista saudita, fundador da organização terrorista Al-Qaeda. Deve-se a autoria do atentado ocorrido as Torres Gêmeas (Estados Unidos, 2001) a sua organização.

Osama Bin Laden chegou a ser um dos terroristas mais procurados do mundo. Além de ser o responsável pelo ataque de 2001, ainda  atacou diversos outros países. Foi morto no ano de 2011


Juventude e infância

Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden – conhecido apenas por Osama bin Laden – nasceu no dia 10 de março de 1957, na capital da Arábia Saudita: Riad. Foi filho de um uma mãe síria e de Mohammed bin Laden.

Osama bin Laden veio de uma família pobre, que chegou na Arábia Saudita na década de 1930. O pai de Osama bin Laden, porém, passou a trabalhar no ramo da construção civil. Conseguiu uma boa condição financeira com construções de prédios públicos e palácios, encomendados pelo Rei Saud.

Com isso, deu a Osama bin Laden uma educação com professores particulares. Também ofereceu ao filho uma vida luxuosa.

Seu pai morreu no ano de 1968 e Osama bin Laden, então, herdou a sua fortuna. Osama bin Laden ingressa, quando jovem, na “Universidade de Engenharia de Jeddah”. Na instituição, ele alia-se ao grupo Mujahidin – que tinha como objetivo defender a causa islâmica, livrando os países árabes da dominação estrangeira.

Passou a recrutar jovens muçulmanos e, com a fortuna herdada do pai, financiava diversas atividades do grupo.  No ano de 1979, já formado engenheiro, foi trabalhar com a família.

Osama bin Laden, porém, continuou a financiar grupos armados. Um deles tinha como alvo lutar contra os soviéticos. Além disso, arrecadou dinheiro, inclusive dos Estados Unidos, para manter o movimento anti-soviético.

foto de Osama Bin Laden

Vida adulta e afiliação com grupo islamista

Adulto, no ano de 1988, veio a fundar o Al-Qaeda – hoje um dos maiores e mais agressivos grupos terroristas. Construiu, na época da fundação da Al-Qaeda, um centro operacional destinado aos extremistas islâmicos. Para esse centro, recrutavam-se apenas homens experientes, que tinham participado da guerra do Afeganistão.

A União Soviética se retira da Arábia Saudita no ano de 1989. Osama bin Laden volta, então, a trabalhar com a família. No entanto, continuava com os seus ideais radicais e em contato com grupos extremistas.

No ano de 1991, Osama bin Laden fora exilado e perdeu a cidadania saudita. O terrorista muda-se, então, para o Sudão, onde ficou por 5 anos. Os Estados Unidos fazia pressão diplomática ao Sudão e Osama bin Laden foi expulso do país.

No ano de 1996, então, Osama bin Laden vai para o Afeganistão. Sua estada no país contava com a proteção do chefe do movimento Taliban, Omar Muhammad.

Ainda em 1996, o então presidente norte-americano, Bill Clinton, ordena que o sistema de inteligência dos Estados Unidos destrua a estrutura criada por Osama e o execute. Os objetivos dos Estados Unidos, porém, não conseguiram ser alcançados.

A organização de Osama bin Laden fora responsável por diversos ataques. Atacou países aliados aos norte-americanos e países inimigos do Oriente Médio.

Filhos e cônjuge

Não há registros exatos de quantos filhos e cônjuges Osama bin Laden teve em sua vida. Mas acredita-se que ele tenha deixado mais de 5 esposas e mais de 20 filhos.

Atentados realizados por Osama Bin Laden

A organização Al-Qaeda, fundada pelo terrorista, fora responsável por diversos atentados. Três deles foram motivados pelas más relações com os Unidos. Esses ataques realizados por Osama Bin Laden foram:

  • Atentados de 7 de agosto de 1998: o grupo Al-Qaeda usou carros-bomba para tentar a explosão de 2 embaixadas dos Estados Unidos. Uma se localizava na Tanzânia e outra no Quênia.

Os ataques mataram 256 pessoas e deixaram mais de 5 mil pessoas feridas. Osama Bin Laden foi apontado como o responsável pelos atentados pelo governo dos Estados Unidos. Osama passa a ser, então, o terrorista mais procurado pelos Estados Unidos. Até este atentado, mesmo sendo líder da Al-Qaeda, ele não era conhecido no mundo.

Outros Atentados realizados por Osama Bin Laden

  • Atentado de 12 de outubro de 2000: a organização terrorista de Osama Bin Laden faz um grande ataque contra navios norte-americanos. As embarcações encontravam-se atracados no porto de Áden (Iêmen), para abastecimento.

O atentado deixou 17 militares norte-americanos mortos. Também foram encontrados os corpos de dois terroristas suicidas.

  • Atentados de 11 de setembro de 2001: Tratou-se de um dos maiores ataques terroristas de todos os tempos, Dois aviões foram sequestrados por terroristas do grupo Al-Qaeda, que seguiam para os Estados Unidos.

Os terroristas renderam os pilotos e jogaram uma das aeronaves contra as Torres Gêmeas do edifício empresarial  “World Trade Center”, em Nova Iork, pela manhã. O outro avião fora lançado contra o Pentágono (em Washington).

Morreram mais de 2700 pessoas, entre aquelas que ocupavam os edifícios, passageiros e tripulação das 2 aeronaves e terroristas suicidas. As mortes atingiram pessoas de cerca de 90 nacionalidades. Os ataques, que foram mostrados ao vivo pela televisão, foram logo atribuídos ao Al-Qaeda – que, até este fato era pouco conhecida.

No entanto, bin Laden apoiou os ataques, mas negou o envolvimento de sua organização terrorista nos atentados.

Vídeos e áudios divulgados

Osama Bin Laden em foto

Osama bin Laden tinha o costume de gravar vídeos e áudios falando de ataques terroristas, planos de sua organização, críticas aos Estados Unidos e outros assuntos. Alguns dos vídeos e áudios divulgados do terroristas foram:

  • 2001: no final do ano, Osama bin Laden gravou um vídeo no Afeganistão, que fora divulgado pelo Pentágono (Estados Unidos). Nele, o terrorista se dizia satisfeito com os atentados feitos às Torres Gêmeas, principalmente, em relação à repercussão e ao número de mortos.
  • 2001: outro vídeo foi divulgado, onde Osama bin Laden declarava “”o terrorismo contra os Estados Unidos é louvável porque está destinado a responder à injustiça e a forçar os Estados Unidos a deixar de apoiar Israel, que nos mata”.
  • 2002: no começo do ano, a rede CNN consegue partes de uma entrevista feita pela rede árabe com Osama bin Laden, em 2001. Na entrevista, o terrorista dizia que a sua luta já estava a caminho da América do Norte. Continuou dizendo que lutaria até conseguir a vitória e o reencontro com Deus.
  • 2003: também no início do ano, uma gravação em áudio é divulgada pela rede árabe Al-Jazeera. Nela, Osama bin Laden pede o apoio do Iraque para uma nova invasão contra os Estados Unidos.
  • 2003: em outro áudio, Osama bin Laden chama o então presidente George Bush de “Faraó do Século”. Ainda afirma que o povo muçulmano teria todas as condições para derrotar os norte-americanos.

Mais Vídeos e áudios divulgados

  • 2004: em vídeo, Osama Bin Laden acusa o então presidente norte-americano George W. Bush de ser negligente com os  atentados de 11 de Setembro. Ainda ameaça o país norte-americano com mais atentados.
  • 2006: Osama bin Laden ameaça os Estados Unidos, em áudio, com novos ataques. Diz que as preparações de solo já estavam em preparação. Porém, oferece uma trégua longa aos norte-americanos.
  • 2008: em um longo áudio, o terrorista apela pela continuação da luta dos muçulmanos contra os Israelenses e seus aliados. Além disso, pediu que os árabes não desistissem da luta pelo território palestino.

Morte de Osama Bin Laden

Osama bin Laden passou a se esconder pelo mundo em razão da perseguição dos Estados Unidos. O terrorista, porém, foi encontrado em Abbottabad – cidade próxima da capital do Paquistão. O exército norte-americano matou o terrorista com um tiro na cabeça, no dia 1 de maio de 2011 .

A morte de Osama bin Laden fora anunciada em todos os países, pelo presidente norte-americano da época, Barack Obama. De acordo com os Estados Unidos, o corpo de Osama bin Laden passou por um sepultamento seguindo os rituais islâmicos e, depois, seu corpo fora jogado no mar.

Bin Laden não morreu?

Especulações não faltam sobre Osama bin Laden não ter morrido, isso porque o terrorista teria muitos sósias espalhados pelo mundo. O fato, porém, nunca foi provado, nem mesmo investigado.