Romero Britto – Principais Obras e suas Características, Biografia


Nascido em 6 de Outubro de 1963 em Recife, Pernambuco.  Romero Brito manifestou interesse pela pintura desde criança quando percebeu ser autodidata. Pintava, aos 8 anos, em pedaços de papel, papelão ou qualquer local onde pudesse começar a expressar sua arte.

Romero Brito é um dos astistas mais requisitados pelas celebridades americanas. Chegou a pintar quadros para artistas como Michael Jacson, Madona e Arnold Schwarzenegger. Algumas de suas telas foram produzidas especialmente para Dilma Rousseff, Bill Clinton e o casal real Príncipe Willian e sua esposa Kate Middleton. Sendo convidado pelo Príncipe Charles, jantou no Palácio de Buckingham.

A estadunidense Chryl Ann Britto é sua esposa e com ela Romero Britto tem um filho com o nome de Brendan Britto.

Romero Britto dedica seu talento a ajudar muitas causas filantrópicas. Utiliza sua influência no meio artístico para conseguir arrecadação de fundos e assim poder exercer a caridade em vários países.


Quem é Romero Britto?

Romero Britto é um artista brasileiro conhecido internacionalmente por sua arte em pintura, serigrafia e escultura. Suas obras possuem características vibrantes, coloridos e ousados. Assim consegue refletir a visão de otimismo  que tem sobre o mundo.

Inspirou milhões de pessoas através de de suas pinturas onde denotava uma linguagem visual de esperança e felicidade própria.

É um ativista e exerce bem a caridade. Acredita que “a arte é muito importante para não compartilhar”.Romero Britto

É popularmente conhecido como artista pop brasileiro. Radicado em Miami teve suas obras abraçadas pelas celebridades por expressar alegria e cor. Sua fama, porém aconteceu quando realizou a ilustração da campanha publicitária da vodca sueca Absolut.

Infância e juventude

Por perceber sua aptidão pelas artes, a família de Romero Brito o incentivava ainda quando criança. Seus pais dava-lhe livros de arte para que pudesse estudar.

Costuma dizer que quando criança, ainda no Brasil, teve uma vida muito pobre. Nela conheceu o lado mais sombrio da humanidade. Isto o incentivou a pintar e levar luz e cor para sua vida.

Aos 14 anos, já nos Estados Unidos fez sua primeira exibição pública vendendo seu primeiro quadro a Organização dos Estador Americanos.

Sua família

Não se tem muitas informações sobre a sua vida familiar enquanto criança. As notícias mais comuns são sobre o incentivo que recebeu de seus pais. Estes, já acreditando em seu talento e sempre o presenteava com vários livros de arte para que pudesse estudar e se aprimorar.

Certa vez afirmou: “Eu vim de família grande do nordeste, e foi muito complicada minha infância. Eu entendo completamente quando as pessoas têm dificuldade no Brasil e em outas partes do mundo”

Hoje é casado com a norte-americana Sharon e tem um filho.

Começo de carreira

Após estudar Direito na Universidade Católica de Recife aos 17 anos, viajou para a Europa e visitou lugares novos. Neste período pôde ver a arte que até então só conhecia nos livros.

Pelo período de 1 ano exibiu seus trabalhos em vários países como Espanha, Inglaterra, Alemanha entre outros. Quando retornou ao Brasil, decidiu parar os estudos na Universidade e visitar seu amigo de infância Leonardo Conte, o qual estudara inglês em Miami nos Estados Unidos. Nesse período, seu desejo em continuar viajando e mostrando sua arte aumentavam.

O ritmo acelerado de Miami o cativou. Independente das novidades, não deixou de lado a cultura e beleza tropical do Brasil. Por isso o colorido e alegria do povo brasileiro se expressaram em suas obras.

Enquanto não encontrava uma galeria para expor sua arte começou a mostrá-la nas calçadas de Coconut Grove, na Flórida. Tempos depois conseguiu se estabelecer na Steiner Gallery, em Bal Harbour na Flórida.

Carreira após Steiner Gallery

Iniciou uma parceria com uma loja que vendia móveis artísticos em Coral Gables, Coconut Grove e Bayside Marketplace em Miami. Com a parceria, suas obras começaram a ser vendidas pelas lojas e Sr. Mato. O proprietário das lojas, ficou tão entusiasmado com o sucesso que suas obras faziam que rapidamente propôs fazer um contrato de aluguel de curto prazo no famoso Mayfair Shops em Coconut Grove.

O local que Romero Britto assumiria era alugado por um salão de Beleza. O salão perdeu espaço após Sr. Mato perceber o quanto suas obras eram bem vistas ao público que frequentava a galeria. Aos poucos, o estúdio de Romero Britto foi sendo formado, e após o período de locação do espaço pôde assumir a locação do local e por 6 anos manteve seu estúdio no Mayfair Shops.

Enquanto esteve nesse estúdio Michael Roux, na época Diretor Presidente da Absolut Vodka, fez a Romero Britto o convite de criar uma pintura a ser usada em sua nova campanha publicitária. O trabalho foi realizado e com o sucesso um contrato foi assinado entre Romero e Absolut Vodka. Na campanha trabalharam artistas como Andy Warhol, Keith Haring, Kenny Scharf e Ed Ruscha.

O resultado desta campanha é um total de 62 publicações em revistas importantes dos Estados Unidos. A partir daí, empresas como Grand Manier, Pepsi Cola, Disney, IBM e outras mais que manifestavam interesse pela cultura popular passaram a introduzir as pinturas de Romero Britto em vários dos seus projetos.

Principais obras de Romero Britto

Romero Britto coração
Romero Britto: Coração

As obras de Romero Britto podem ser vistas em diversos aeroportos e galerias como em Belo Horizonte, Curitiba, em City of Bay Harbor, Flórida, Museu de São Paulo,Midthow Shops, Miami. Suas principais obras são:

  • Cavalo Cavalo;
  • Escultura de Peixe;
  • Mona Cat;
  • Flor;
  • Coração;
  • Madona.

Características das obras de Romero Britto

As obras de Romero Brito são repletas de cores vibrantes, traços bem demarcados e figuras geométricas, com influências do cubismo e cultura pop. A intenção para ele é de levar a arte a todos, por isso afirmava:  “Uma obra de arte que usa como suporte a embalagem de um produto tem enorme poder de alcance. Quero que minha arte seja democrática.”

Exposições

Como forma de expandir ainda mais sua arte várias exposições foram feitas em seu nome. Sua arte levada aos mais diversos povos.

Risoleta Britto, irmã de Romero e galerista já realizou exposições do artista em Natal, Maceió e Fortaleza. Segundo ela, esta é uma forma de levar sua arte a mais pessoas do Brasil, visto que, seu irmão é mais reconhecido no exterior do que em seu próprio país.

O espaço Cultural BM&BOVESPA criou a exposição “Mestre das Cores”. Nela, obras originais e inéditas, feitas especialmente para este evento, foram conferidas pelo público através da iniciativa de Robson Britto, irmão de Romero e proprietário do Studio Robson Britto.

A exposição “Cores e Arte” em Poços de Caldas reuniu mais de 40 pinturas do artista.  Atraiu públicos que foram desde crianças a adultos. Antonio Luiz da Silva, curador da exposição afirmou que sente orgulho em levar as obras assinadas pelo artista a Poço de Caldas.