São Francisco de Assis – História, Milagres Realizados, Orações, Frases


São Francisco de Assis é um dos santos mais conhecidos da Igreja Católica, tendo muitos devotos. O santo nasceu em Assis (Itália), em 5 de julho de 1182. Faleceu em 3 de outubro de 1226. Foi considerado santo em 1228, pelo papa Gregório IX.

Juventude

Uma guerra iniciou-se nas cidades italianas de Perugia e Assis. Nessa época, São Francisco tinha em média 20 anos de idade. Ele fora chamado para o combate, porém, adquiriu uma enfermidade. Durante a sua doença, São Francisco escutou uma voz sobrenatural.

A voz lhe solicitava que servisse ao amor. Depois de muita oração, São Francisco sentiu em seu coração um pedido especial. O chamado orientava-lhe vender os seus bens e comprar uma “pétala de preciosa”, que seria o Evangelho.

Ainda em sua sua juventude, São Francisco deparou-se com um leproso – doença que causava repulsa às pessoas. Mesmo assim, ele se aproximou do doente e o beijou. Acredita-se que esse episódio foi inspirado pelo Espírito Santo.


A partir desse fato, São Francisco passou a fazer visitas constantes a doentes e a hospitais. Também doava roupa e dinheiro aos pobres.

O chamado há São Francisco de Assis

Em um dia qualquer, São Francisco orava na igreja de São Damião. Foi quando ele notou que um crucifixo dialogava com ele. O objeto sagrado pronunciou por três vezes a frase: “Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas”.

Ele, então, resolveu vender tudo o que possuía, doando ao padre da igreja São Damião o dinheiro das vendas. Também pediu ao padre para morar com ele. Nessa época, São Francisco teria cerca de vinte e cinco anos.

Pedro Bernardone ficou sabendo do que seu filho, Francisco, havia feito. Assim, resolveu ir buscá-lo indignado na igreja. Obrigou Francisco a voltar para casa, batendo nele e o acorrentando pelos pés.

A mãe de São Francisco, porém, libertou o filho quando o pai não estava em casa. O jovem voltou à igreja de São Damião. O pai, por sua vez, foi novamente buscar o filho. Ele ordenou que retornasse para casa ou, então, renunciasse à herança.

Francisco optou por renunciar a herança e disse ao pai que as roupas que lhe vestiam também pertenciam a ele. Então, se desnudou. E disse ao pai: “Até agora tu tem sido meu pai na terra, mas agora poderei dizer: ‘Pai nosso, que estais nos céus”.

O seu exemplo de vidaSão Francisco de Assis

São Francisco de Assis deu diversos exemplos de vida. Entre eles viver com simplicidade, respeitar à natureza e os animais, viver com alegria, não julgar, entre outras virtudes.

Milagres realizados

São Francisco de Assis realizou diversos milagres para quem pediu sua intercessão. Certa vez curou uma menina com deficiência física. No dia do sepultamento do Santo, a menina que fazia mais de um ano que se encontrava com o pescoço dobrado e pregado no seu ombro, de maneira que dificultava seus movimentos e sua visão, colocou sua cabeça embaixo do caixão de São Francisco e foi curada da deficiência.

Também há diversos relatos de pessoas cegas curadas por São Francisco. Um desses casos foi um homem que havia perdido a visão há 5 anos. O homem certa vez decidiu ir até o local do sepultamento do Santo e ao tocar no local, sua cegueira fora curada.

Outro caso trata-se de uma mulher de nome Sibila, que era cega há anos. Ao ir ao sepulcro do Santo também recuperou sua visão.

Mais um milagre aconteceu com um menino que apresentava febres constantes em razão de dois tumores. O garoto já havia sido desenganado pelos médicos. Porém, foi feita uma promessa a São Francisco e tempos depois o menino conseguiu se libertar da doença.

São Francisco cura garoto surdo mudo

Outro caso foi de um garoto surdo e mudo de nascença. O garoto foi na casa de um devoto de São Francisco certa vez. O devoto então resolveu pedir a intercessão de São Francisco para o problema do garoto, prometendo pagar todas as despesas do menino caso ele fosse curado.

Poucos dias depois, o menino voltou a casa do homem falando. Ele revelou que via São Francisco de pé em cima dele e tinha certeza que o Santo veio para lhe dar a cura.

O garoto que tinha a língua curta que mal dava para enxergar ao abrir a boca, cresceu. Isso permitiu que o menino voltasse a falar, além de ter voltado a escutar também.

Orações de São Francisco de Assis

Há diversas orações atribuídas a Santo, porém as mais recitadas são a oração do perdão de São Francisco de Assis e a oração pelos animais. Veja a seguir:

  • Oração de São Francisco de Asssim

Oração a São Francisco de Assis Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.Onde houver discórdia, que eu leve a união.Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.Onde houver erro, que eu leve a verdade.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança.Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:consolar, que ser consolado;compreender, que ser compreendido;amar, que ser amado.Pois é dando que se recebe.É perdoando que se é perdoado.E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Glorioso São Francisco, Santo da simplicidade, do amor e da alegria. No céu contemplais as perfeições infinitas de Deus.Lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais.

Rogai ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele.

E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.

São Francisco de Assis, rogai por nós.

Amém.

Prece de São Francisco de Assis para os animais doentesHistória de São Francisco de Assis

Glorioso São Francisco, Santo da simplicidade, do amor e da alegria. No céu contemplais as perfeições infinitas de Deus. Lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais.

Rogai ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele.

E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.

Meu Amado São Chiquinho, coloque suas mãos sobre este Anjo (nome do animal doente) que precisa de ti! Sabedora do seu Amor atendei ao nosso pedido.

São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.

Frases de São Francisco de Assis

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”

” O que temer? Nada.A quem temer? Ninguém.Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtêm três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho; e vida sem morte.”

” Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado…Resignação para aceitar o que não pode ser mudado…E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.”

Nova ordem religiosa de São Francisco de Assis e seu legado hoje

Conhecido como Franciscanos, a nova Ordem dos Frades Menores foi fundada pelo próprio São Francisco. Trata-se de uma fraternidade onde os seguidores tomam como exemplo os ensinamentos de Jesus Cristo.

Em resumo é uma ordem religiosa consagrada de fraternidade onde se dissemina os ensinamentos de Jesus Cristo, nos moldes de uma vida proposta por São Francisco: simplicidade, alegria, respeito a natureza, não julgamento dos semelhantes, etc.

Igreja São Francisco de Assis

Embora existam muitas igrejas que levam o nome do santo, o Convento e Santuário de São Francisco de Assis está localizado na cidade de São Paulo. O endereço é Largo São Francisco, 133 – Sé, São Paulo – SP. Horário de funcionamento das 7h às 19h. Telefone: (11) 3291-2400.

História de São Francisco de Assis resumida

São Francisco nasceu entre 1181 e 1182, na cidade de Assis, na Itália. Um dos filhos do casal  Pedro e Dona Pica Bernardone, veio de uma família abastada. Foi batizado na Catedral de Santa Maria Maior, que se localizava na França. O pai de São Francisco, porém, decidiu voltar da França e mudou o nome do garota de Pietro para Francisco, como forma de homenagem ao local onde o Santo fora batizado.

De acordo com muitos historiadores, o padre São Jorge foi quem ofereceu a formação cristã ao Santo. Desde cedo, São Francisco aprendeu com seu pai os segredos do comércio, já que ele era um comerciante de sucesso. Francisco exercia a atividade com sagacidade e muita inteligência.

Foi um jovem alegre, que apreciava música e festas – já que tinha muito dinheiro. Era um tipo de ídolo entre seus amigos.

Mas as noitadas terminaram ao ser chamado a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo durante uma oração que fazia na igreja de São Damião. A partir desse episódio decidiu viver uma vida de simplicidade e amor ao próximo. Mesmo assim, sempre pregou a importância de viver-se uma vida de alegria e positividade.

Faleceu em 3 de outubro de 1226, em sua cidade natal, Assis (Itália). Foi canonizado em 1228, pelo papa Gregório IX.

Pergunta dos leitores

Qual os melhores filmes e desenhos sobre São Francisco de Assis?

Para conhecer melhor a história de São Francisco de Assis recomenda-se assistir aos filmes “A História de São Francisco de Assis” e “Francisco – o arauto de Deus”. Já as crianças encontram diversos filmes e desenhos que contam de maneira adequada aos pequenos a história do Santo protetor dos animais.