Biografia de Sócrates – Quem Foi? Principais Frases e Pensamentos!


Sócrates, um grande pensador e um dos homens mais inteligentes, segundo os seus contemporâneos, e um dos mais conceituados pensadores, nasceu em Atenas. Acredita-se que tenha sido por volta do ano de 470 a.C.

Quem foi Sócrates?

Sócrates está entre os principais pensadores da Grécia Antiga. Alguns chegam a afirmar que ele foi o fundador da filosofia ocidental. Os estudos e os pensamentos de Sócrates baseiam-se na essência do que seria a natureza da alma humana.

 

Contexto histórico

O contexto histórico em que Sócrates viveu estava repleto de mudanças políticas. Naquela época, havia uma forte rivalidade entre Esparta e Atenas. Foi um período também em que os jovens privilegiavam a arte retórica.

Após a derrota para a Esparta, Atenas passou por uma dramática transição de hegemonia. Os atenienses chegaram a passar uma grande dúvida a respeito de sua identidades. O de qual seria o lugar deles nesse mundo.


Depois que Sócrates morreu, a Grécia transformou-se numa província, depois de derrotada pelo império macedônico. Assim como uma grande parcela do mundo oriental.

Biografia resumida de Sócrates

Sócrates, como dissemos, nasceu em Atenas, no ano de 470 a.C. Filho de uma parteira e de um pedreiro. Acredita-se que ele tenha seguido profissão de pedreiro também. Estudou filosofia antes da convocação para o serviço militar. Após retornar da guerra, chegou a se envolver com a política. Casou-se com Xantipa.

Seu pai faleceu e deixou uma boa quantia. O suficiente para que pudesse viver com sua esposa sem a necessidade de trabalhar.

Ficou muito conhecido em Atenas por causa das confusões que causava. Participou de muitas discussões filosóficas. Conquistou muitos jovens com suas ideias.

Sócrates estátua

A filosofia de Sócrates

A filosofia de Sócrates tem como a principal característica a introspecção, expressa pelo lema “conhece-te a si mesmo”. A contribuição de Sócrates para a filosofia ocidental foi de caráter ético. O que ele ensinava tinha como objetivo conceituar o amor, a justiça e a virtude. Para ele, as pessoas não escolhem ser más, e o vício resultava da ignorância. Segundo ele, as pessoas que agem da forma correta é por terem o conhecimento. Já aquelas pessoas que não agem de maneira ética, o fazem por não terem o conhecimento.

Seu avanço para a filosofia em sua época

Sócrates foi o fundador da filosofia axiologia ou moral. O primeiro a ter a filosofia como uma verdadeira ocupação. Sócrates foi um dos maiores filósofos que o mundo já conheceu. Embora não tenha deixado nenhuma obra escrita, os seus ensinamentos foram passados pelos seus discípulos e o que ele ensinou é passado para todas as gerações.

Principais obras de Sócrates

Sócrates não chegou a deixar nenhuma obra escrita. O que sabemos sobre ele deve-se aos relatos de seus discípulos Xenofonte e Platão. Além de termos ainda algumas frases atribuídas a ele.

Maiores Frases e pensamentos

Confira abaixo algumas das maiores frases de Sócrates:

  • “As pessoas precisam de três coisas: prudência no ânimo, silêncio na língua e vergonha na cara.”
  • “Nossos adolescente atuais parecem amar o luxo. Têm maus modos e desprezam a autoridade. São desrespeitosos com os adultos e passam o tempo vagando nas praças. São propensos a ofender seus pais, monopolizam a conversa quando estão em companhia de outras pessoas mais velhas; comem com voracidade e tiranizam seus mestres.”
  • “Se somos contra o Estado, somos apátrida. Se fazemos o bem, somos inimigos. Se falamos a verdade, somos perigosos. Somos tudo, menos o que eles querem!”
  • “Todo o discurso deve ser construído como uma criatura viva, dotado por assim dizer do seu próprio corpo; não lhe podem faltar nem pés nem cabeça; tem de dispor de um meio e de extremidades compostas de modo tal que sejam compatíveis uns com os outros e com a obra como um todo.”
  • “O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.”
  • “Na velhice o prazer do sexo é substituído pelo prazer da ternura, compreensão, companheirismo, é onde as duas pessoas realmente vivem uma sexualidade plena e responsável.”
  • “Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e, posteriormente, repartidos em partes iguais por cada um de nós, ficaríamos muito felizes se pudéssemos ter apenas, de novo, só os nossos.”
  • “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.”
  • “Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar.”

Morte de Sócrates e seu legado

Sócrates pintura

Os filósofos não eram muito bem avaliados pela aristocracia grega naquela época, pois suas ideias iam contra o funcionamento da sociedade. Para Sócrates, muitos costumes e crenças religiosas não ajudavam a desenvolver a inteligência das pessoas.

As autoridades passaram, então, a vê-lo como um agitador, que estava causando problemas para a ordem pública, além de corromper os jovens daquela época.

Isso foi motivo suficiente para que ele fosse preso. Além de ter sido acusado de traição contra Atenas. Por essa acusação infundada e injusta, Sócrates foi condenado à morte. Sua morte foi provocada por uma dose de cicuta, que ele mesmo pediu para um dos seus criados, no ano de 399 a.C.

Os amigos de Sócrates queriam subornar os guardas para resgatá-lo. Assim, ele poderia fugir para o exílio. Sócrates, no entanto, não quis e aceitou a sua condenação de cabeça erguida. Dizendo que respeitava as leis de Atenas.

Em sua última noite, ele ainda questionou junto aos seus discípulos, se teria vida após a morte.

O legado de Sócrates está na convicção de que é possível admitir uma análise racional mesmo nas questões mais abstratas.