Quem Foi Steve Jobs? Principais Frases e Pensamentos! – Biografia


Steve Jobs foi o criador da grande empresa de tecnologia Apple. O empresário revolucionou o meio tecnológico com as suas criações. Saiba mais aqui sobre a vida e a carreira do visionário empresário.

Quem foi Steve Jobs?

Steve Jobs foi um empresário estaduniense, fundador da gigante Apple. O empresário também foi responsável pelo lançamento de importantes produtos de informática e de telefonia móvel, como o iPode, o Macintosh, o iPade, o iPhone e o iPad.


Vale ressaltar que a empresa criada pelo Steve Jobs, a Apple, representou uma verdadeira revolução para o mercado e a indústria de computadores pessoais, telefones celulares, filmes de animação e equipamentos de música.

Juventude e início de carreira

Steve Jobs nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955, na cidade de São Francisco, Califórnia – Estados Unidos. Com uma família de origem síria, foi filho de Abdulfattah Jandali e Joanne Schieble. Depois, foi adorado por Paul e Carla Jobs – de quem recebe o sobrenome.

uma fotografia de Steve Jobs ainda jovem

No ano de 1972, com apenas 17 anos de idade, entra para o Reed College – que ficava na cidade de Portland, em Oregon. Porém, depois de 6 meses, por falta dinheiro para continuar pagando o curso, o abandona.

Ainda no mesmo ano, Steve Jobs conhece Stephen Wozniak – que era um especialista em desenvolver circuitos integrados para computador e programas. O jovem aproveita para aprender algumas coisas sobre o assunto com Wozniak.

Em 1976, Steve Jobis e Stephen Wozniak abrem uma fabriqueta de computadores, na garagem da casa de Steve, na Califórnia.

No ano de 1976, Steve desenvolve o seu primeiro computador pessoal, ao qual dá o nome de “Apple I”. Passa a produzir mais peças da máquina, vendendo o produto já montado. O computador “Apple I” era comercializado apenas com uma placa-mãe, recoberta com alguns tipos de chips e instalada em uma suporte de madeira – tipo caixa.

Em 1977, com apenas 22 anos de idade, o já brilhante jovem lança o “Apple II”. O computador passa a vir acompanhado com um disco interno rígido e um mouse pad.

As criações de Steve Jobs não param e, em janeiro do ano de 1984, ele apresenta o revolucionário “Macintosh” – que recebeu o apelido de “torradeira bege”. Isso porque essa primeira versão do “Macintosh” esquentava muito com o funcionamento – já que não contava com um ventilador internamente.

No mesmo ano, Steve Jobs é afastado de sua própria empresa, que já tinha o nome de Apple, por não concordar com as técnicas de venda adotadas na organização

Primeiros produtos criados da Apple

O primeiro produto criado pela Apple foi desenvolvido por Steve Jobs. Como já mencionado o produto foi “Apple I”, desenvolvido no ano de 1976. No início, o objetivo do empresário era criar um computador apenas para uso próprio. Porém, resolveu fabricá-lo em série, lançando a máquina no mercado.

Ano depois, ele desenvolve para a  empresa o ‘Apple II”, em 1977. A criação representou o primeiro computador do tipo família. Anos depois, em 1984, o “Apple II” inspira o empresário e criador a desenvolver o revolucionário “Macintosh”, nas versões “IIsi” e o “IIci” – que fora um destaque tecnológico na época.

Em seguida, a Apple lança o “QuickTime”. O produto trata-se de um suporte estrutural (framework) do tipo multimídia. O desenvolvimento da tecnologia permitia a manipulação de aquivos de vídeos digitais, sons, textos, mídias clips e diversos outras imagens interativas e panorâmicas.

Em 1998, foi lançado o “PowerBook G3” da Apple. Foi o 1 º notebook que contou com o processador do tipo  PowerPC G3. Ficou conhecido popularmente no seriado televisivo “Sex and the city”, onde o personagem principal o utilizava.

uma fotografia de steve jobs

Outros dos Primeiros produtos criados da Apple

Também no ano de 1998, a Apple lançou o “iMac”. A máquina era um computador formado por uma torre com um monitor acoplado no mesmo periférico. O produto já apresentava um design arrojado – características dos produtos da empresa – com fortes cores e contrastes, além de novas ferramentas, com o objetivo de popularizar a marca e despertar o interesse do público jovem consumidor.

Já no ano de 1999, a Apple desenvolve o “iBook” – um notebook para uso pessoal. O produto apresentava as mesmas características técnicas do “iMac”, mas com mais cores fortes e novos atributos e funcionalidades.

Depois vieram os lançamentos de produtos como:  iTunes Store(2001); Mac OS X (2001); MacBook (2006); iPhone (2007); iPod touch (2007); iPad (2010); MacBook Air (2008); iPad 2 (2011); iPhone 4S (2011); Novo iPad (2012); iPhone 5 (2012); iPhone 5s (2013); iPhone 5c (2013); iPhone 6 (2014); iPhone 6 Plus (2014); AppleWatch (2014); iPhone 6s e iPhone 6s Plus (2015); iPhone SE  (2016); Iphone 7 (2017); iPhone 8 (2018); entre outros.

Saída e volta de Steve Jobs a Apple

Steve Jobs, depois de afastado de sua própria empresa, Apple, funda a Next. A empresa tinha como objetivo o desenvolvimento de softwares. Anos depois da fundação da empresa, ela é adquirida pela Apple.

No ano de 1995, Steve Jobs adquire a empresa Pixar – uma organização de computação gráfica, que havia produzido o filme “Guerra nas Estrelas”. A empresa também foi contratada, em 1991, pelos Estúdios Walt Disney Picture, para desenvolver  longas metragens animados.

Um deles foi o famoso “Toy Story”, do ano de 1995. Depois disso, a companhia passou a produzir diversos curtas e longas metragens.

Finalmente, no dia 16 de setembro de 1997, Steve Jobs retorna à Apple – companhia que havia fundado aos 20 anos de idade, junto com o amigo Stephen Wozniak, na garagem de sua casa. Porém, 10 anos depois, em 2007, o visionário empresário é novamente afastado da companhia, em razão de disputas pelo poder com o CEO John Sculley..

Morte de Steve Jobs e últimos anos de vida

Nos últimos anos de vida, Steve Jobs desenvolve, no ano de 2009, o computador de mão, o “Netbook”. Pequeno e de fácil conexão à internet, o aparelho visava dar praticidade a vida do usuário, que precisava acessar ferramentas e programas básicos.

Já no mês de junho de 2011, Steve Jobs lança o sistema “iCloud”. A criação viera para facilitar o problema de armazenamento de arquivos em geral. Músicas, aplicativos e fotos passaram a serem armazenados em nuvens, impedindo que o usuário perdesse os arquivos.

No mês de agosto de 2011, o empresário deixa de vez qualquer ligação com a Apple.

E, devido a um câncer no pâncreas, o visionário empresário e criador vem a falecer. Sua morte aconteceu no dia 5 de outubro de 2011.

Contribuições para a tecnologia

uma foto de steve jobs anunciando um produto

Graças a genialidade de Steve Jobs é que usamos hoje os nossos computadores e notebooks, além de aparelhos de telefone celular do modelo iPhone. O empresário visionário também desenvolveu o mouse, botões para clicar, ícones, janelas e gráficos.

Steve foi um dos precursores do desenvolvimento do mouse, que trouxe, na época, muito mais praticidade para o uso do computador.  Também desenvolveu máquinas mais inteligentes e sofisticadas, com designs modernos e arrojados – sendo os computadores mais desejados pelo público consumidor.

Sua contribuição se deu também em relação às melhorias na engenharia da computação, com o desenvolvimento de tecnologias inovadores, como os iMac’s, iPod’s, e iBook’s – que apresentam diversas funcionalidades e facilidades no acesso pelo usuário.

Frases de Steve Jobs

Durante sua trajetória pessoal e profissional, Steve chamou a atenção pelas frases que proferia. Entre as principais frases de Steve Jobs, podemos citar:

” Às vezes a vida vai-te golpear a cabeça com um tijolo. Não percas a fé. ”

” Design é função, não forma. ”

” Trocava toda minha tecnologia por uma tarde com Sócrates. ”

” Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário. ”

” Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado. ”

” Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir. ”

Seu legado hoje

Steve Jobs deixou suas criações tecnológicas ao mundo, que tanto facilitam a nossa vida nos dias de hoje. Diversos produtos ainda lançados pela Apple têm características das criações do empresário.

Além disso, Steve Jobs deixou um legado hoje de persistência, dedicação e por acreditar em seus sonhos.